sexta-feira, fevereiro 25, 2011

Veste metálica em edifício Holandês

Ao criar o projeto de renovação de um quarteirão localizado no centro de Haia, na Holanda, o arquiteto Gerard Stevers, do escritório Geste Group, decidiu criar no local um ícone arquitetônico. Para isso, o edifício na esquina das ruas Kettingstraat e Achterom ganhou um envoltório inusitado, feito com tela de arame tecido na cor dourada

. Detalhe: o revestimento, ou vestido, como passou a ser chamado pelos holandeses, tem nove metros de altura, aproximadamente 120 metros quadrados de área e pesa mais de 1.580 quilos.

O plano para o vestido, feito com telas de aço inoxidável da Haver & Boecker, é parte da revitalização integrada do bairro, que incluía oito lotes históricos. 

A tela é tecida a partir de uma liga de aço inoxidável, fixada em uma estrutura de aço galvanizado e pintada na cor dourada, também desenvolvida pela Haver & Boecker. Foram usadas 78 peças cortadas em medidas variáveis de até 2 x 1,5 metros e fabricadas separadamente. 

Depois as telas foram tratadas quimicamente para se obter um acabamento final brilhante.

A fachada foi planejada como um revestimento duplo. A parte interna tem uma parede de vidro, que funciona como a proteção física. 

O exterior é a tela, o véu, que ajuda a filtrar a luz. Entre os dois revestimentos, uma construção de tubos de aço e barras de tensão lembra um guarda-chuva. Spiders especialmente projetados unem a tela à estrutura de suporte.

Nenhum comentário:

Postar um comentário