quarta-feira, março 30, 2011

Construção do Estádio Olímpico de Londres é finalizada

Somente superfície da pista de atletismo ainda não foi colocada


A ODA (Olympic Delivery Athority), responsável pela coordenação das obras de todo o Parque Olímpico de Londres, anunciou o término da construção do Estádio Olímpico após 34 meses de construção. O último pedaço de grama foi colocado hoje no estádio. Falta somente a superfície da pista de atletismo, que deverá ser concluída ainda no primeiro semestre. Segundo John Armitt, presidente da ODA, "tudo foi terminado a tempo e dentro do orçamento".

Divulgação: ODA
Após a Olimpíada, estádio servirá para jogos do West Ham  
O estádio conta com uma estrutura mista de concreto e aço. A arquibancada inferior do estádio, com capacidade para 25 mil pessoas, e toda a infraestrutura de vestiários e administração têm estrutura de concreto. Já a arquibancada superior, que é removível e terá capacidade para 55 mil espectadores, tem estrutura em aço.

O terreno que vai abrigar o Estádio foi adquirido em julho de 2007, numa região degradada da parte Leste de Londres, com o intuito de promover a revitalização da área.  Os 33 galpões locais foram demolidos e o solo, contaminado no século passado por uso industrial, passou por um processo de remediação. Aproximadamente 800 mil t de terra foram retiradas durante a terraplenagem e reutilizadas em outras obras do Parque Olímpico.

No dia 22 de maio de 2008 começaram os trabalhos para a construção da fundação de estacas escavadas do estádio. As 4 mil de estacas de 25 m de profundidade foram finalizadas. Em seguida, foram construídas as lajes que dão base para o campo, para a pista de atletismo e para a construção da estrutura da arquibancada inferior.

Já em agosto daquele ano, as peças pré-moldadas da arquibancada inferior foram instaladas. Enquanto as arquibancadas inferiores estavam sendo montadas, a execução da estrutura de aço para as arquibancadas superiores era iniciada.

Após um ano de construção, parte da estrutura de aço que sustenta a cobertura do estádio já estava terminada. As 28 peças que formam a estrutura já estão colocadas, assim como a cobertura, que cobrirá aproximadamente 2/3 das arquibancadas. Os 14 holofotes, instalados a 60 m de altura do campo, foram testados no final de dezembro do ano passado.

Além das cerimônias de abertura e encerramento dos jogos, o estádio receberá as competições de atletismo, já que as partidas de futebol serão realizadas no Estádio de Wembley. A expectativa é que o local seja inaugurado no dia 27 de julho, um ano antes do início da Olimpíada de 2012. Após a Olimpíada, o estádio servirá como estádio do clube londrino West Ham.


Nenhum comentário:

Postar um comentário