terça-feira, março 15, 2011

Iluminação realça a identidade de edifício adaptado a novo uso

Vista posterior do prédio e da pista de cooper. As luminárias de piso são equipadas com fluorescentes compactas
Iluminação realça a identidade de edifício adaptado a novo uso
A inauguração do centro esportivo marcou o final de mais uma etapa das obras de adaptação do antigo complexo fabril que deu lugar ao campus Santo Amaro da Universidade Senac, em São Paulo. A proposta de iluminação elaborada por Gilberto Franco e Carlos Fortes tira máximo partido da luz natural e busca valorizar as características do prédio.
O campus Santo Amaro da Universidade Senac ocupa a área de uma antiga indústria, cujas edificações vêm sendo adaptadas ao novo uso (leia PROJETO DESIGN 292, junho de 2004, e 305, julho de 2005). A mais recentemente concluída criou um centro esportivo de 15 mil metros quadrados e capacidade para 6 mil pessoas. Parte da área é descoberta e concentra quadras e pista de atletismo; a outra, com 7,6 mil metros quadrados, é interna e abriga, na porção posterior do volume do centro de convenções, duas quadras poliesportivas, praça aquática com três piscinas, saunas, vestiários e salas para as diferentes modalidades de ginástica.

O centro de convenções, à direita, e o centro esportivo, à esquerda. A iluminação embutida no piso ressalta a textura
dos painéis

A iluminação das fachadas emprega lâmpadas de vapor metálico CDMR de 70 watts e 3 mil kelvins
O projeto luminotécnico de Gilberto Franco e Carlos Fortes tira proveito da farta luminosidade natural e prioriza o bem-estar dos usuários a partir do uso de lâmpadas de baixa temperatura de cor e de recursos para controle de ofuscamento. Também realça o trabalho de remodelagem do edifício , assinado por Aflalo & Gasperini Arquitetos.

A estrutura original do prédio foi mantida e acrescida de um mezanino metálico em forma de C, ocupado pelas salas de ginástica. O tratamento das fachadas estabeleceu a remoção dos antigos fechamentos frontais em pré-moldados de concreto. Parte deu lugar a amplos panos de vidro e parte foi substituída por novos painéis pré-moldados de concreto texturizado, na mesma linguagem dos blocos já reformulados. Para a iluminação da fachada, os profissionais trabalharam com luminárias embutidas no piso, equipadas com lâmpadas de vapor metálico CDMR de 70 watts e 3 mil kelvins. “A iluminação rasante ressalta a textura dos painéis, evitando que as superfícies fiquem chapadas”.

Na galeria de acesso, a iluminação é feita por fluorescentes tubulares em luminárias de chapas metálicas perfuradas nos vãos entre as vigas metálicas aparentes
A praça aquática recebe iluminação indireta dada por projetores assimétricos equipados com lâmpadas de vapor metálico de 150 e 250 watts
O acesso é feito por uma galeria que se integra ao eixo de circulação dos blocos acadêmicos. À esquerda dessa entrada ficam as duas quadras poliesportivas, com pé-direito triplo; à direita, todas as demais instalações, com as piscinas no térreo. A principal delas, semi-olímpica e com oito raias, está na área de maior altura, marcada pela linha de sheds que atravessa o prédio longitudinalmente. Abaixo destes foram criadas duas passarelas metálicas, uma sob a outra. A superior permite acesso para manutenção dos caixilhos e a inferior dá suporte a projetores com lâmpadas de vapor metálico de 150 e 250 watts, que direcionam a luz assimetricamente para o forro acústico branco, a fim de iluminar a piscina indiretamente. “ Assim a luz vem sempre do mesmo lugar , independentemente de ser dia ou noite”, explica Fortes. A área também recebe iluminação através das fachadas transparentes e da parede de vidro em plano inclinado que identifica a sala de aeróbica, no mezanino. Repetindo as soluções adotadas nas demais salas desse piso, a iluminação do espaço é proveniente de sheds e de conjuntos óticos com quatro células parabólicas em alumínio fosco, dotados de fluorescentes compactas longas de 55 watts e 3 mil kelvins. “São lâmpadas de grande eficiência, e sua alta emissão luminosa permite trabalhar com menos pontos”, ressalta o luminotécnico.

A praça aquática tem duas outras piscinas, ambas iluminadas por projetores assimétricos com lâmpadas de vapor metálico. Nesse setor encontra-se o primeiro de dois painéis criados para o centro pelo artista plástico Luiz Paulo Baravelli. Cada um tem cerca de 30 metros de extensão por três de altura e apresenta bailarinas de madeira ebanizada sobre mosaico de vidro colorido. Para o primeiro, a intenção era dar iluminação homogênea de fundo, com destaque para as bailarinas. O resultado foi alcançado com o uso de projetores em trilhos eletrificados e equipados com lâmpadas CDMR de 35 watts e 3 mil kelvins. Para o segundo, posicionado na galeria transversal, a idéia era dar efeito wall wash ao plano de fundo, o que foi garantido com projetores assimétricos dotados de fluorescentes de 32 watts. O destaque das peças é feito com CDMR iguais às do anterior.

O plano de fundo do painel recebe efeito wall wash de projetores assimétricos com fluorescentes de 32 watts. O destaque é dado por CDMR de 35 watts e 3 mil kelvins

Vista geral a partir da sala de musculação

A parede de vidro inclinada permite que a iluminação da sala de aeróbica atinja a piscina
Soluções mais simples caracterizam as quadras poliesportivas cobertas, únicos ambientes que receberam lâmpadas de temperatura de cor mais elevada . Uma estrutura metálica auxiliar fixada ao telhado dá suporte a projetores assimétricos com lâmpadas de vapor metálico de 400 watts e 4 mil kelvins e reatores próprios para lâmpadas de vapor de sódio. “Esse recurso rebaixa a temperatura de cor da luz e quebra o contraste entre esse espaço e os demais”


As circulações são iluminadas por fluorescentes compactas de 26 watts, em luminárias embutidas no forro

No mezanino, todas as salas recebem iluminação por um sistema de alta eficiência e antiofuscamento

A sala de musculação repete as soluções luminotécnicas dos demais espaços. O piso emborrachado na área de pesos livres garante mais segurança aos esportistas

Vista da sala de lutas, com teto em plano inclinado e luminárias embutidas seguindo a modulação do forro

A linha dos sheds complementa a iluminação da sala para exercícios aeróbicos

Nenhum comentário:

Postar um comentário