quinta-feira, agosto 16, 2012

Projetos de Iluminação


A realidade mundial impõe grandes desafios. É preciso conciliar aumento da qualidade de vida nas cidades, investindo em projetos de iluminação mais sofisticados e, ao mesmo tempo, reduzir o consumo de energia. 

Como conciliar uma situação tão antagônica? 

A saída é requisitar um projeto e bastante planejamento.

Mediante a existência de um projeto, é possível planejar o tipo de produto a ser adquirido, suas quantidades reais bem como sua qualidade. É imprescindível criar a cultura do projeto. Você já imaginou iniciar uma obra sem saber o que irá integrar na mesma bem como o valor final do investimento. Então fica aqui CLARAMENTE nosso CONSELHO: adquira sempre um projeto para tudo o que for fazer: vai sair mais barato prá você, tenha certeza!

São destacados a seguir alguns aspectos importantes sobre projeto de iluminação:
  • Economia de energia: A energia é um bem escasso e isto é um fato. Sem condições de criar novas fontes de energia que danifiquem o meio ambiente ou que não garantam a manutenção de gerações futuras no planeta, é preciso tomar medidas que propiciem conservação desse bem fundamental. Os benefícios de um projeto de iluminação podem ser diretos tais como: conforto, modernidade, praticidade, economia na conta de energia elétrica, etc. e indiretos tais como permitir a prorrogação da necessidade de instalação de novas usinas de geração de energia elétrica, canalização de recursos financeiros em outras obras, redução da agressão à natureza, redução de impactos ambientais, etc.


  • Projetos Comerciais: Um projeto de iluminação de interiores, além de contribuir para o conforto das pessoas que utilizam o espaço, contribui para aumentar a produtividade e diminuir o stress profissional.

  • Projetos residenciais:
  • As mesmas preocupações relativas a redução de custo e conforto ambiental presentes em projetos comerciais determinam os modernos projetos para residências. Alia-se a isto a necessidade de incorporar o fator estético, trabalhando com materiais que valorizem os ambientes e todo o aparato de decoração. É simplesmente necessário agregar valor à residência seja do ponto de vista qualidade de vida ou do ponto de vista funcional.


  • Iluminação de Fachadas: Um projeto de iluminação de fachada ajuda a valorizar o patrimônio e gera input para revitalização de áreas degradadas, além, é claro, de contribuir para redução da criminalidade ao seu redor. Quem não admira uma obra que tem sua fachada iluminada adequadamente no período noturno ? 

  • Conforto Ambiental:A luz não é um agente neutro com a qual convivemos indiferentemente. Em seu contexto há todo um mundo de cores e temperaturas que agem diretamente sobre as sensações humanas. Dimensionar um projeto pensando no conforto ambiental contribui significativamente para aumentar a qualidade de vida das pessoas que convivem em ambientes fechados ou abertos. Você sabia que somos influenciados psicologicamente pela luz ? (veja IESNA Handbook 2002 9a edição, New York, USA).
    Conheça sobre controle de iluminação e saiba como poder ser influenciado positivamente através da luz.


  • Iluminação Especial: Áreas expostas a fatores agressivos sejam naturais ou gerados pelo homem (exemplo: imóveis em região litorânea ou instalações industriais) requerem iluminação desenvolvida especificamente para resistir a situações extremas. Um projeto bem dimensionado contribui na redução de custos a médio e longo prazo e no aumento da segurança.


      
    Iluminação Pública:


  • Um projeto adequado para iluminação de vias públicas é de fundamental importância para aumentar a qualidade de vida nos centros urbanos. Além de contribuir para a conservação de energia, permite redução da violência e aumento da segurança. É preciso lembrar que projetos de iluminação de vias públicas devem atender os requisitos de segurança do motorista que trafega por esta via. A segurança do motorista, por sua vez, está relacionada ao tipo de via pública, ou seja, ao fluxo de veículos que circula por esta via. Assim, por exemplo, uma via expressa que não tem controle de trafego to tipo semáforo, tem uma velocidade de tráfego alta e por isto mesmo necessita de um nível de iluminação maior do que uma rua de vila onde o trânsito, se existente, é lento. Em outras palavras, o motorista, trafegando em alta velocidade em ambiente urbano, necessita de maior quantidade de luz para poder ter tempo de reação adequado, em caso de necessidade.



  • Nenhum comentário:

    Postar um comentário