segunda-feira, abril 04, 2011

Campus do City of Westminster College conta com espaços internos flexíveis

Espaços devem ser livres para responder às necessidades dos alunos



O novo campus principal do City of Westminster College, projeto dos arquitetos dinamarqueses do escritório Schmidt Hammer Lassen, foi construído de dentro para fora. Segundo os arquitetos, houve a necessidade de que os espaços internos do edifício tivessem flexibilidade, para poder atender às necessidades de diferentes grupos que utilizam a universidade.


Divulgação: Schmidt Hammer Lassen
Edifício tem fachada irregular devido à diferença de tamanhos dos ambientes internos
O novo campus foi construído sobre as antigas instalações da década de 1960 e que já estavam se mostrando ineficientes frente às necessidades da universidade. A construção foi iniciada em 2008 com investimento de aproximadamente 81 milhões de euros, após a escolha do projeto em concurso realizado no ano de 2006.

Utilizando conceitos geométricos, o edifício de 24 mil m² conta com áreas internas diferentes em cada andar e, consequentemente, um desenho irregular em sua fachada. O vidro utilizado em sua fachada permite a iluminação natural, além de um auxílio no controle de temperatura do espaço.

O edifício foi projetado para ser sustentável, utilizando instalações que precisam de pouca manutenção, reduzindo significativamente os custos do edifício e aumentando a sua vida útil.

O projeto foi concebido com o objetivo de fomentar a interação entre os estudantes e funcionários da universidade. Há um grande átrio central que, em alguns casos, chega até a fachada do prédio. Em escadas, há degraus mais altos, onde os estudantes podem se sentar e conversar. "Os pisos em torno do átrio têm conexões visuais entre um andar e outro, fazendo com que o átrio se torne um centro dinâmico e o coração da faculdade", disse Kim Holst Jensen, sócio do escritório.

A motivação do cliente para a construção de um novo campus foi reunir a maioria das áreas curriculares e departamentos que foram espalhados por cinco centros distintos sob um mesmo teto.

"Queríamos criar um novo campus, com uma atmosfera aberta e inclusiva. Um espaço que correspondesse às necessidades do nosso grupo diversificado de alunos. Estamos muito satisfeitos com o resultado, e orgulhosos de ser capaz de acolher as pessoas em um ambiente tão contemporâneo e inspirador de aprendizagem", disse Keith Cowell, diretor da universidade.

Divulgação: Schmidt Hammer Lassen
Edifício foi construído no local do antigo campus, da década de 1960
Divulgação: Schmidt Hammer Lassen
Átrio central tem tamanhos diferentes em cada andar

Divulgação: Schmidt Hammer Lassen
Concreto da estrutura e dos pavimentos é aparente nos ambientes internos

Divulgação: Schmidt Hammer Lassen
Iluminação natural é garantida pela fachada envidraçada fonte: http://www.piniweb.com.br/construcao/arquitetura/campus-do-city-of-westminster-college-conta-com-espacos-internos-211252-1.asp

Nenhum comentário:

Postar um comentário