sexta-feira, abril 08, 2011

Reflexos de Portugal nas casas brasileiras

Se a maneira como planejamos e decoramos nossas casas é também um retrato do lugar e da época em que vivemos, as casas brasileiras não poderiam deixar de refletir, por fora e por dentro, a influência portuguesa na formação cultural do Brasil. Essa é a tese por trás do livro Interiores no Brasil, da designer de interiores Maria Lúcia Machado, lançado nos últimos dias de março pela editora Olhares.

Fruto da dissertação de mestrado da autora, defendida em Lisboa, a obra conta, por meio de textos e fotos, como as artes decorativas tipicamente portuguesas chegaram ao Brasil e influíram historicamente na composição dos espaços domésticos do nosso país. Trata-se de um estudo comparativo de arquitetura de interiores e decoração nos dois lados do Atlântico – Portugal e Brasil.

O livro narra a incorporação, ainda no período colonial, de elementos como azulejos, chitas, rendas de bilros e pedras portuguesas às casas brasileiras. Traça depois a evolução do uso destes elementos, e expõe como foram reinterpretados ao longo dos séculos, até chegar à obra de artistas contemporâneos cujo trabalho valoriza as tradições portuguesas, como Adriana Varejão e Joaquim Tenreiro.



Sala de visitas da Imperatriz D. Theresa Cristina no Museu Imperial de Petrópolis, RJ


Detalhe do painel de azulejos desenhado por Cândido Portinari para o Ministério da Educação e Saúde no Rio de Janeiro (Foto: Reprodução)
Pilotis do Ministério da Educação e Saúde no Rio de Janeiro, atual Palácio Gustavo Capanema, em foto de Michel Gautherot, 1946. Ao fundo, painel de estrelas do mar com longa linha sinuosa destacada, envolvendo a composição e sugerindo um amebóide (Foto: Reprodução)

Sala da Fazenda Resgate, construída em estilo senhorial português, em 1828, Bananal, SP (Foto: Reprodução)
Azulejos portugueses inspirados em desenhos de Debret, em destaque na sala de jantar da Fazenda Fortaleza (1820), em Taubaté, SP. Restauração feita pela designer de interiores Célia Whitaker (Foto: Reprodução)

 Fonte: Revista Casa Vogue
Interiores no Brasil: a influência portuguesa no espaço doméstico
Maria Lúcia Machado
Olhares
140 páginas
Março / 2011

Nenhum comentário:

Postar um comentário