segunda-feira, fevereiro 18, 2013

Estilos de lingerie dão personalidade a espaços internos

A loja tem dimensões generosas, que permitiram a criação de uma sequência de ambientes, um para cada estilo de lingerie
A loja tem dimensões generosas, que permitiram a criação de uma sequência de ambientes, um para cada estilo de lingerie.
Estilos de lingerie dão personalidade a espaços internos
É de autoria do escritório de Patrícia Anastassiadis o projeto de brand experience desenvolvido para os 75 anos da Valisère, marca de lingerie presente em 3 mil pontos de venda mas até então sem loja própria. O conceito da flagship store foi criado em parceria com a cenógrafa Daniela Thomas e a estilista Flávia Lafer. Generosos, os espaços são inspirados nas diferentes fases da vida da mulher e formam um percurso que leva à intimidade de fetiches e segredos.
Convidada a desenvolver a flagship da Valisère - loja a ser reproduzida ou adaptada em outras unidades, estabelecendo uma identidade institucional -, Patrícia Anastassiadis considerou a imersão na marca um processo simples, já que, além de experiente nesse tipo de trabalho, ela é consumidora do produto.
Como cliente, eu gostaria de ter uma experiência diferente na hora da compra. Ficar olhando as peças naquela sequência de cabides pendurados em araras é chato e cansativo”, ela constata.

A partir dessa justificativa, a arquiteta explica a intenção de explorar a percepção espacial e associar os ambientes internos a experiências ligadas à feminilidade, da transição das fases e momentos da vida, passando por segredos e fetiches mantidos na intimidade até as emoções que a lingerie representa.

A vitrine iluminada por leds ganha dinamismo com a mudança de cores. O cobogó em resina reproduz a logomarca e cria o plano que se assemelha a renda
A vitrine iluminada por leds ganha dinamismo com a mudança de cores. O cobogó em resina reproduz a logomarca e cria o plano que se assemelha a renda
Vista interna da fachada com a porta rosa. A luz natural ou a iluminação atravessa os cobogós e modifica constantemente o espaço de entrada
Vista interna da fachada com a porta rosa. A luz natural ou a iluminação atravessa os cobogós e modifica constantemente o espaço de entrada.
O primeiro espaço é o estar que recepciona os clientes. Com paredes revestidas por espelhos ou tecido em capitonê rosa, ele é marcado pela logomarca refletida no piso.

A imagem vem da luz que atravessa os cobogós da fachada, uma estrutura autoportante executada em resina translúcida, posicionada atrás da vitrine.

Seguindo o percurso definido pelo assoalho com colocação do tipo espinha de peixe, um novo espaço é percebido antes mesmo que se vejam os produtos apresentados nos expositores plásticos nas paredes, substituindo as tradicionais araras.

Nessa área predominantemente branca e com desenhos retos e limpos, denominada Básica, está exposta a lingerie de uso diário. A iluminação também reflete a objetividade de um local em que não se esperam compras por impulso, mas sim motivadas pela necessidade do dia a dia.

Uma nova percepção espacial antecede a visualização dos produtos na área Playfull, que compreende linhas também funcionais, porém extrovertidas, enriquecidas por estampas, diversidade de cores e acabamentos.
Lúdico, o espaço apresenta elementos de diferentes proporções e explora plasticamente a logomarca impressa no piso e nas paredes.

Na área Básica, onde estão expostas as lingeries de uso dário, não são esperadas compras por impulso
Na área Básica, onde estão expostas as lingeries de uso dário, não são esperadas compras por impulso
Área Romântica, com lingeries mais delicadas. Espaço reflete a delicadeza de rendas e detalhes
Área Romântica, com lingeries mais delicadas. Espaço reflete a delicadeza de rendas e detalhes
A área Playfull, com lingeries mais descontraídas, brinca com a logomarca da empresa e proporções agigantadas
A área Playfull, com lingeries mais descontraídas, brinca com a logomarca da empresa e proporções agigantadas
Avançando pelo percurso chega-se à área Romântica, setor que expõe as lingeries elaboradas com rendas e detalhes, modelos preferidos pelas noivas, por exemplo. A delicadeza das peças é traduzida pela ambientação contemporânea, que busca inspiração na arquitetura antiga francesa.

Mais alguns passos adiante e chega-se ao clímax do projeto. Com formas curvas, texturas sedutoras e tonalidades de vermelho, a área Sensual configura um espaço intimista para a exposição de lingeries que liberam o lado fetichista e erotizado. Efeitos de iluminação reforçam a dramaticidade do ambiente e valorizam o produto. Os provadores de grandes dimensões repetem a linguagem com apelo à luxúria.

O conceito da flagship da Valisère foi definido por Patrícia em parceria com a cenógrafa Daniela Thomas e a estilista Flávia Lafer, enquanto a vitrine foi desenvolvida com a consultoria do cenógrafo Edgard Octavio, que já realizou trabalhos para marcas como Chanel e Hermès. A loja foi implantada nos Jardins, na rua Oscar Freire, endereço de luxo do comércio de rua paulistano.
A área Playfull, com lingeries mais descontraídas, brinca com a logomarca da empresa e proporções agigantadas
A área Playfull com lingeries mais descontraídas
Elementos da arquitetura francesa antiga, como o trabalho de boiserie e os espelhos bisotados, ganharam reinterpretação contemporânea
Elementos da arquitetura francesa antiga, como o trabalho de boiserie e os espelhos bisotados, ganharam reinterpretação contemporânea
Na área Sensual, o clímax do projeto. Efeitos de iluminação, linhas curvas e o tom vermelho estimulam o erotismo
Na área Sensual, o clímax do projeto. Efeitos de iluminação, linhas curvas e o tom vermelho estimulam o erotismo
As paredes são revestidas por papel de textura aveludada
As paredes são revestidas por papel de textura aveludada
As paredes são revestidas por papel de textura aveludada
Os provadores de grandes dimensões repetem a linguagem com apelo à luxúria
Térreo
Térreo
1. Estar / 2. Básica / 3. Playfull / 4. Romântica / 5. Sensual / 6. Provadores / 7. Sanitário

Mezanino
1. Entreforro / 2. Vazio do jardim interno / 3. Estoque / 4. Circulação / 5. Shaft / 6. Escritório / 7. Copa / 8. Vestiário.

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