terça-feira, maio 03, 2011

Norman Foster projeta edifício multifacetado

Divulgação: Foster + Partners
Edifício do CITIC Bank, em Hangzhou, na China, se destaca pela estrutura aparente e diferentes formas geométricas


Divulgação: Foster + Partners

Foi iniciada a construção do projeto do escritório Foster + Partners para a sede do CITIC Bank, na cidade de Hangzhou, na China. O edifício é construído ao lado do Rio Qian Jiang, local que está se tornando um novo centro empresarial na cidade.


O projeto se destaca pela sua forma multifacetada: na face sul, a fachada próxima à base do edifício toma a forma de "V" simétrica. Acima desse ponto, os pavimentos se alongam para permitir vistas panorâmicas. A estrutura aparente da face norte foi desenhada também em formas geométricas, sempre na cor bronze.

As fachadas, em vidro, permitem a iluminação natural. Além disso, o escritório afirma que o edifício maximiza a área permitida para sua construção e não atrapalha a visão de outros edifícios ao redor.

Na base da torre, o saguão com pé-direito de 30 m em forma de "A" se estende por 72 m, para proporcionar uma "experiência dramática" de entrada. Através do saguão é possível chegar ao átrio central em forma de diamante, que acompanha os 20 pavimentos do edifício, promovendo a ventilação natural. Nos últimos andares, há jardins, além de um mezanino, que conta também com uma área VIP e salas de reuniões.
Segundo David Nelson, do escritório Foster + Partners, "o desafio (do projeto) foi criar um novo edifício, que se harmoniza com o seu entorno e ainda tem a sua própria integridade e presença".




Divulgação: Foster + Partners fonte: piniweb.com.br


Nenhum comentário:

Postar um comentário