segunda-feira, maio 30, 2011

O que fotografar na obra?


Fotos tiradas durante a obra ajudam a identificar serviços malfeitos e a divulgar soluções técnicas adotadas no canteiro



O registro fotográfico das atividades que se passam no canteiro pode ajudar a identificar serviços malfeitos, a melhorar os procedimentos da empresa e a divulgar boas práticas adotadas na obra. Mas, para não perder tempo tirando fotos que não terão utilidade no futuro, é preciso saber o que fotografar e como as imagens capturadas poderão ser usadas.

Adriano Bastos, coordenador de obras da REM Construtora, sempre carrega uma câmera digital na mala. "Eu fotografo as obras que visito não só para acompanhar sua evolução, mas para usar as imagens em reuniões da construtora e relatórios internos", revela o engenheiro, que destaca também a importância das fotos para identificar pontos a serem aprimorados nos serviços executados nas obras.

Nas construtoras que promovem treinamentos internos, o uso das imagens é fundamental para facilitar a visualização do conteúdo transmitido nas salas de aula. "Tenho um registro histórico das etapas de obras, principalmente dos sistemas construtivos, das dificuldades encontradas e do que dá certo e do que dá errado na execução. Isso serve como material didático para cursos e treinamentos internos da empresa", afirma Fabio Luis Garbossa, diretor de operações da construtora BKO.

Bastos lembra que as fotos também revelam detalhes que muitas vezes passam despercebidos na hora das visitas técnicas. "É comum, por exemplo, perceber depois que os operários não estavam usando equipamentos de proteção individual", relata. "Quando isso acontece, já encaminho a imagem para o técnico de segurança da obra e ela toma as medidas necessárias", salienta.

Carla Andrade da Silva, técnica em edificações e arquiteta, explica que, além de ajudar a solucionar problemas, a fotografia ajuda a envolver na obra profissionais que normalmente ficam mais distantes do canteiro. "Na obra, muitas vezes o arquiteto e o engenheiro estrutural não estão presentes, por exemplo. As fotos aproximam estes profissionais da obra e os incluem no processo de melhorias continuas", destaca.


Fotos: divulgação BKO e REM Construtora

DICA S DE FOTOGRAFIA
» No momento de tirar a foto, segure a câmera com firmeza para que a imagem não saia tremida;
» Planos abertos servem para mostrar a disposição geral dos elementos no ambiente;
» Para detalhes técnicos, como o registro do posicionamento das armaduras, prefira as fotos mais fechadas. Se necessário, chegue bem perto do objeto para obter melhores imagens;
» Logo após tirar a foto, veja na tela se a imagem está nítida; repita o procedimento se a foto estiver ruim.

O QUE FOTOGRAFAR?
Para que a câmera fotográfica se torne uma ferramenta de trabalho útil, não basta sair clicando pelo canteiro. É preciso escolher o que será registrado e saber como as imagens podem ser usadas. Veja abaixo quais os locais e atividades mais importantes a fotografar enquanto a obra acontece.

Fotos: Marcelo Scandaroli
Estoque
Muitas vezes materiais de construção são perdidos devido ao armazenamento inadequado. Fotografar o estoque pode ajudá-lo a identificar problemas dessa natureza.
Contenções
O trabalho de contenção do terreno é complexo e delicado. As fotos da sequência construtiva ajudam no acompanhamento dos serviços.

Estrutura
Capture imagens dos procedimentos de montagem das fôrmas e do posicionamento das armaduras e dos eletrodutos antes da concretagem.
Transporte de materiais
A falta de cuidados no transporte pode ocasionar danos em materiais delicados como blocos e peças de vidro. Registre a atividade e descubra se é preciso corrigir ou melhorar os procedimentos.
Divulgação: REM Construtora Fundações
Registre a imagem dos equipamentos e da sequência construtiva. Compartilhe- as com o projetista de fundações, que poderá ajudar na fiscalização dos trabalhos.
Concretagem
As imagens de como o concreto penetra e se acomoda na fôrma podem ser relevantes em concretagens complexas, como a de peças com armaduras mais densas.
Fotos: Marcelo Scandaroli Cura do concreto
A cura inadequada do concreto pode resultar em fissuras em sua superfície. Fique atento a esses detalhes e fotografe-as, caso sejam identificadas.
Esquadrias
O chumbamento correto do contramarco depende do conhecimento prévio do tipo de revestimento da parede. Registre exemplos certos e errados e aproveite- os depois nos treinamentos.
Grauteamento
Sempre que for feito o grauteamento de fissuras e nichos de concretagem, registre a sequência executada. É uma comprovação de que as medidas corretivas adequadas foram tomadas.
Instalações elétricas e hidráulicas
Registre onde estão as passagens de instalações elétricas e hidráulicas. As imagens servirão para produzir o manual do proprietário, que o orientará em futuras reformas.
Alvenaria
Fotos dos procedimentos de execução, como da primeira fiada, dos demais blocos, da verificação do prumo e do nivelamento das paredes do assentamento servem de apoio para treinamento de operários.
Revestimentos de fachada
Mostre como foram feitas as juntas de dilatação, que ajudam a evitar que o revestimento fissure. Caso apareçam fissuras, fotografe-as, registrando também as ações corretivas adotadas.
 FONTE: http://www.equipedeobra.com.br//construcao-reforma/36/camera-na-mao-fotos-tiradas-durante-a-obra-ajudam-216081-1.asp?

Nenhum comentário:

Postar um comentário