domingo, junho 05, 2011

Dia Mundial do Meio Ambiente


Preservar é mais que estar na moda: é garantir um mundo melhor para você e sua família!


Ser verde está na moda. E é imprescindível. Atitudes relacionadas ao consumo, desperdício, poluição e formas sustentáveis de geração energia estão em voga, e nosso desenvolvimento e permanência aqui pela Terra depende delas e de novas ideias. 

Para promover atos em prol da natureza, a ONU criou, em 1972, o Dia Mundial do Meio Ambiente, que acontece todo 05 de junho. A data recorda o dia de abertura da Conferência das Nações Unidas sobre o Meio Humano (Estocolmo, 1972), que culminou com a criação do Pnuma (Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente).
Repense seus atos
 
A ocasião é excelente para repensarmos atitudes diárias e passar aos filhos, amigos e parentes, consciência ecológica. Atitudes simples, como fechar a torneira quando escovar os dentes ou chuveiro durante o banho ajudam a economizar muitos litros d'água. Em vez de 180, você passa a gastar 48 litros de água por ducha, por exemplo. A ONG Redes das Águas tem mais informações sobre como não disperdiçar o líquido mais precioso do planeta.

Cada gesto pode ser direcionado para ajudarmos na construção de uma sociedade ecologicamente mais organizada. Vai fazer compras? Não esqueça as ecobags, que agora trazem assinaturas de estilistas famosos e viraram artigos fashion. Em Belo Horizonte, já existe lei que proíbe o uso de sacolas plásticas pelo comércio e quem desobedece leva multa em dinheiro. No Rio de Janeiro, os estabelecimentros devem oferecer sacolas reutilizáveis e os consumidores que optarem por não levar os sacos plásticos para casa recebem um ressarcimento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário