domingo, julho 24, 2011

As árvores do futuro

Idealizadas como um mobiliário urbano, as treepods poderão ser a salvação para o ar que respiramos.
Entusiastas afirmam que o design salvará o mundo. Mas, antes de entrar em profundas discussões sobre a questão, vale a pena se dedicar a descobrir como design, tecnologia e consciência  ecológica foram associadas em um projeto que pode, sim, significar uma solução para a vida num futuro próximo. Muito em voga, as tecnologias que promovem a sustentabilidade incutiram na dupla de designers franceses Mario Caceres e Cristian Canonico, da Influx Studio, de Paris, a ideia da utilização das formas de uma árvore em um projeto que remete a filmes de ficção. Batizado como Treepod, o protótipo que está dando o que falar trata-se de uma espécie de árvore artificial que, além de ter um visual futurista arrebatador, é dotado de recursos ecológicos e sustentáveis.


A iniciativa propõe incorporar e melhorar artificialmente a mais importante característica biológica de árvores naturais: a capacidade de limpar o ar, levando à liberação de CO² e O².

Pensado como um artigo próprio para decorar ambientes externos, a Treepod foi projetada utilizando recursos feitos inteiramente em plástico reciclado de garrafas. Inspirado não só nas árvores, mas no pulmão humano, o design dos “galhos” contará com múltiplos pontos de contato que servem como filtros minúsculos de CO².

Além disso, durante o dia, a Treepod pode servir como área de recreio para as crianças, que podem brincar nas suas gangorras. Isto mesmo! Á arvore foi equipada com gangorras, e é através delas que suas baterias são carregadas, por meio da geração de energia cinética.

A Treepod ainda coleta energia solar, acumulando recursos que serão empregados na produção de oxigênio e na sua iluminação durante a noite, proporcionando um visual futurista aos espectadores locais.

Via: Art Concept Decor e http://site.sca.com.br/blog/

Nenhum comentário:

Postar um comentário