sexta-feira, julho 22, 2011

A evolução da vida e da arte do antigo Egito

Tutankhamon: Exposição O Rei Dourado e os Grandes Faraós, EUA







"Estamos muito satisfeitos com esta solução. O meu cliente adora mostrá-la, e a equipe gostou de trabalhar com ela durante a instalação. Até agora, tem sido extremamente fiável e os responsáveis pela manutenção do sistema também ficaram impressionados".
Bradley Malkus da Lightswitch

O projeto

Tutankhamon: O Rei Dourado e os Grandes Faraós é uma exposição itinerante que mostra um impressionante conjunto de artefatos do Rei Tutankhamon e de vários outros Faraós, que já foi vista por 5 milhões de visitantes em todo o mundo. A exposição centra-se na XVIII Dinastia, um período de 100 anos em que o Egito estava no auge do seu poder e a “era dourada” da arte egípcia, revelando a história, a vida familiar, a religião e muitos outros aspectos da vida destes importantes governantes.

Com mais de 130 extraordinários objetos, incluindo muitos do reinado de Tutankhamon, bem como tesouros dos mais importantes faraós que governaram o Nilo ao longo de 2.000 anos de história, esta exposição enquadra Tutankhamon no contexto da cultura do antigo Egito e centra-se no esplendor dos faraós egípcios, na importância da realeza para o povo do antigo Egito, e nas cerimônias complexas e simbólicas relacionadas com a vida e a morte no palácio.

A Lightswitch, um consórcio com ampla experiência na criação de design visual para eventos dinâmicos ao vivo e ambientes arquiteturais impressionantes, trabalhou com uma excelente equipe reunida pela Arts & Exhibitions International para montar esta extraordinária exposição.

"A equipe da Lightswitch tem muita experiência no design de exposições itinerantes deste tipo. Sabemos como reinventar uma exposição à medida que vai se deslocando por vários locais de diversos tipos. Compreendemos os desafios envolvidos na criação de uma experiência dramática e bela para os visitantes, lidando com as diversas preocupações que têm de ser consideradas. Aprendemos a conjugar teatralidade, design arquitetonico e questões sobre conservação, mantendo o calendário e o orçamento sob controle. Sentimos também que a nossa vasta experiência neste tipo de projetos nos confere uma "perspectiva geral" única e nos ajuda a trabalhar de forma mais eficiente com o resto da equipe de produção para alcançar tudo isto", disse Bradley Malkus da Lightswitch.

A solução
Além da criação do design de iluminação, a Lightswitch foi responsável pela especificação e encomenda de todo o sistema de iluminação que será utilizado ao longo dos 5 anos que a exposição vai andar e inclui mais de 200 Selecon Aureol BeamSpots/Shapers.

Um dos principais objetivos do design deste projecto foi oferecer ao público uma exposição esteticamente atraente, bem como apossibilidade de ver os objetos e compreender as informações apresentadas em texto, gráficos e vídeo de forma clara. Ainda mais importante – como em qualquer projeto que inclua artefatos valiosos – houve um grande cuidado para garantir que a iluminação criasse um ambiente seguro para os objetos, bem como para os visitantes.


Selecon Aureol Beams
Selecon Aureol Beams

 fonte: http://www.lighting.philips.com.br/projects/egypt_museum.wpd

Nenhum comentário:

Postar um comentário