terça-feira, julho 05, 2011

Olafur Eliasson e o arco-íris

O artista mundialmente famoso Olafur Eliasson criou um “arco-íris” para o Museu ARoS, localizado em Aarhus, na Dinamarca.
O arco-íris na verdade é uma instalação permanente de arte. Construída na cobertura do museu, a obra consiste em um círculo de 150 metros de comprimento, 3 metros de altura e 52 de diâmetro.

Não só a forma, mas também as cores criam um contraste com o edifício cúbico e simples. Suas paredes são feitas de vidros coloridos que dão nome à instalação: “Your Rainbow Panorama”. Com vidros das sete cores do arco-íris e a 50 metros de altura, você pode ter uma vista panorâmica da cidade com a cor que você quiser.

Além da instalação, o Museu revestiu com madeira toda a cobertura do prédio, criando uma área de lazer de 1500 metros quadrados, onde os visitantes podem apreciar a vista da baía e de toda a cidade com as cores originais!
Olhando de longe temos a impressão de que a instalação está flutuando sobre o Museu. Olafur acredita que sua obra de arte funciona como um instrumento de orientação, que divide a cidade em zonas coloridas.

“Um museu é uma máquina de visão que desafia nossos sentidos, pensamentos e opiniões”, diz Olafur Eliasson.

Nenhum comentário:

Postar um comentário