quinta-feira, setembro 22, 2011

Alma carioca na Cidade do Cabo



Depois de desenhar dezenas de casas de luxo construídas na África do Sul, o casal Stefan e Carla Antoni – do estúdio SAOTA Architects – decidiram demolir o bangalô onde moravam e erguer esta bela residência no mesmo local, uma colina de Upper Fresnaye, um dos bairros mais exclusivos da Cidade do Cabo.

Para garantir vistas privilegiadas da praia e do oceano, a solução encontrada por eles foi a sobreposição de camadas e a ocupação total do lote. Acostumados com projetos de residências nos terrenos mais improváveis, os arquitetos procuraram ocupar todo o lote triangular, de declividade acentuada. O resultado é uma construção de design ondulado, com terraços curvos que se projetam para além do terreno, fazendo máximo uso do espaço disponível.

O edifício abriga três andares rodeados por terraços. No primeiro pavimento estão duas suítes, a sala de estar e a cozinha, enquanto no piso inferior, um escritório vem acompanhado de um terceiro quarto, além do volume da garagem. Já na cobertura, acessível a partir de uma escada que começa na sala de estar, o deck e a piscina são emoldurados por imensas camas e uma vista que, segundo o arquiteto, é puro “Rio de Janeiro”, cidade de onde veio toda a inspiração para as curvas do projeto.

O design de interiores também aposta na sobreposição de camadas, resultando em ambientes com aspecto geométrico e volumes escultóricos, que sugerem surpresas conforme se circula entre os corredores e espaços angulosos. A coleção de arte dos arquitetos ajuda a criar um clima de galeria de exposições nos ambientes comuns, decorados com generosos sofás de couro branco, espelhos e objetos de decoração étnica adquiridos ao redor do mundo.







fonte: http://casavogue.globo.com/arquitetura/alma-carioca-na-cidade-do-cabo/

Nenhum comentário:

Postar um comentário