segunda-feira, setembro 12, 2011

Família constrói casa de vidro na cobertura

Cada vez mais densa e concorrida, Londres é uma cidade onde ninguém desperdiça espaço. Nenhum espaço.

Prova disso é esta cobertura idealizada por Tonkin Liu e Richard Rogers para uma família de seis pessoas, chamada de Roof Garden Apartment, o “apartamento no jardim do telhado”. Aqui, paisagismo e tecnologia de ponta aplicada à arquitetura formam uma belíssima parceria.

Os proprietários levaram seis anos desde que pediram autorização para construir a cobertura até se mudaram para a caixa de vidro e aço, onde a vegetação tem um papel de destaque. Além de criar um espaço onde seus filhos pudessem crescer com mais liberdade, eles pensavam em trazer mais verde para o bairro de Shoreditch.



Inteiramente montado com estrutura metálica branca sobre um edifício vitoriano, o volume de dois andares acaba por se transformar em um jardim vertical, com plantas que sobem pelas colunas e seguem pelas vigas. O resultado é uma vegetação – de trepadeiras a pequenas árvores frutíferas – que pode ser vista da rua e até mesmo de longe, perdida no skyline cinzento da capital inglesa.

Chega-se ao imóvel a partir de uma passarela que começa em um edifício vizinho e termina na cobertura da estrutura de metal. Ela reúne um imenso deque e espaço para as células fotovoltaicas que garantem parte da energia consumida pelos moradores.

O andar intermediário abriga cinco dormitórios de tamanhos idênticos, além de dois banheiros e um quarto de brincar. No pavimento inferior, além de cozinha e salas de jantar e estar, estão um escritório e a suíte máster.

No verão, o vigor das folhas evita que o apartamento esquente ou se ilumine em excesso. No inverno, por outro lado, as plantas secas garantem a entrada do calor e da luz necessários. Parte da cobertura conta com domos por onde passa a luz que ilumina os banheiros do andar do meio. FABIO DE PAULA)
 
fonte: http://casavogue.globo.com/arquitetura/familia-constroi-casa-de-vidro-na-cobertura/

Nenhum comentário:

Postar um comentário