terça-feira, setembro 27, 2011

Steven Holl cria condomínio de edifícios "fatiados" para permitir iluminação do entorno

Torres atingiram altura máxima e construção deverá ser finalizada em 2012

Divulgação: Steven Holl
Divulgação: Steven Holl
O Sliced Porosity, condomínio multiuso projetado pelo arquiteto Steven Holl para a cidade de Chengdu, na China, alcançou, na última semana, a sua altura máxima, de 123 m de altura. O projeto é composto por cinco torres, que formam volumes "fatiados". Segundo o arquiteto, as formas foram pensadas a partir de um estudo da exposição ao sol do tecido urbano ao redor. Com esses cortes, a luz ainda consegue chegar às edificações em volta.

Divulgação: Steven Holl
Edifícios atingiram altura máxima de 123 m de altura
As fachadas que são viradas para a rua serão constituídas por uma "grade" de concreto, que seguirá o desenho em todos os edifícios. Já as fachadas de frente para a praça e as inclinadas serão fechadas totalmente em vidro. Alguns edifícios serão ligados por passarelas suspensas. Ainda, alguns vãos criados entre os volumes receberão esculturas. A estrutura do edifício está sendo construída toda em concreto.

Entre os edifícios, há cinco entradas que levam a uma praça pública elevada no centro do condomínio. Segundo Holl, a ideia de colocar os edifícios em volta de uma praça pública transforma o local em um novo espaço urbano, e não em um simples objeto. A praça contará com várias esculturas e terá volumes formados por pedras, rampas, árvores e lagos.

Segundo Holl, todo o condomínio será aquecido e resfriado por energia geotermal e os três lagos da praça terão sistemas de captação de água da chuva. Além disso, serão utilizados vidros para fachada de alta performance e materiais da região, tornando o edifício um candidato à certificação LEED nível ouro.
As torres, que juntas terão 310 mil m² de área construída, abrigarão escritório, apartamentos, lojas, um hotel, cafés e restaurantes. O objetivo é que a obra seja finalizada no último trimestre de 2012.


Nenhum comentário:

Postar um comentário