quarta-feira, outubro 26, 2011

Como usar materiais e móveis de demolição na decoração da casa

Peças antigas e materiais de demolição deixam a decoração da sua casa criativa e inovadora


Como reaproveitar materiais de demolição para a sua casa
















Resgatar peças antigas e reaproveitar materiais de demolição, além de ser uma proposta ecológica, significa valorizar uma história. Em uma loja de material de demolição nada é comum. Banheiras antigas, colunas e estátuas, fontes de água e luminárias externas exóticas, portas e mais portas com todo tipo de entalhe na madeira são amostras do que se pode ver.

Mas não é só em lojas especializadas que é possível garimpar peças antigas. Vale olhar com mais cuidado para objetos antigos de parentes e amigos. Veja como reaproveitar alguns materiais de demolição para a decoração da sua casa.


Porta de madeira
As portas de antigamente eram os verdadeiros generais da casa: altas, largas, corpulentas e fortes. Em uma loja de materiais de demolição dá para encontrar portas antigas com vidro, escotilhas, desenhos com ferro, molduras mil.

Grade de ferro
Nas fachadas das casas brasileiras dos anos 40 e 50 era comum ver portões e grades de ferro. Hoje são procuradas em lojas de antiguidades para ornar a parede do jardim e da casa.

Luminária de ferro
Empresta seu charme e enche de luz o jardim e a entrada da casa. São vendidas em postes ou apenas a luminária, que vai bem em qualquer canto.

Vitral colorido
Eles foram usados em igrejas para mostrar cenas religiosas. Tiveram origem no Oriente e difundiram-se pela Europa na Idade Média. Seus temas ficaram mais variados e hoje essas peças especiais podem ser encontradas em lojas de antiguidades e de material de demolição.

Candelabro de ferro
Quando não havia eletricidade nas casas, não podiam faltar velas acesas para retardar o anoitecer. A eletricidade já chegou, mas os candelabros, garimpados em lojas de velharias, ainda inspiram novas histórias.

Azulejos
São as peças usadas mais populares, procuradas para repor azulejos quebrados - já que a maioria sai de linha um ano após o lançamento. Em lojas apelidadas de “cemitério de azulejos” há modelos bem antigos, que podem virar painéis na parede. Ou revestir uma mesa, um balcão e o que a criatividade mandar.

Janelas
Elas eram mais altas e largas e traziam mais claridade e ventilação ao ambiente numa época em que não existia ar condicionado. Tem de todo tipo: estilo colonial, francês, português, com janelinhas de vidro e venezianas. E pode ser usada de vários jeitos: de enfeite na parede, como passa-prato da cozinha para a sala... E até, veja só, como janela mesmo.

Tijolos
Além da melhor qualidade, os tijolos antigos têm formatos interessantes, são mais quadrados e maiores do que os fabricados hoje.

Nenhum comentário:

Postar um comentário