terça-feira, outubro 25, 2011

LUMINÁRIA TEM CÚPULA QUE LEVITA


Levitação de objetos – essa é a especialidade de um casal de holandeses da cidade de Eindhoven. O trabalho de Angela e Ger Jansen nada tem a ver com mágica, mas com tecnologia. Ela é designer, ele é engenheiro mecatrônico, e juntos eles cuidam da Crealev, que acaba de criar a linha de luminárias Light Light.

Como uma ilusão de ótica, as cúpulas dos abajures que compõem a série parecem ter sido fatiadas, fazendo com que a parte de cima do conjunto “flutue” sobre o espaço vazio. Na verdade, o que faz as cúpulas levitarem é um sofisticado sistema de controle associado ao uso de componentes eletromagnéticos de última geração. Para compensar o gasto de energia, a linha funciona somente com lâmpadas do tipo LED, mais econômicas.


Com design inspirado nos clássicos abajures de mesa, o modelo Silhouette consiste em uma base artesanal de madeira com acabamento brilhante preto. O cabo de alimentação é coberto com um elegante tecido preto. Já a cúpula em forma de cone é feita com tecido preto do lado de fora, e branco na parte interna, além de vidro espelhado na parte inferior, onde estão os recortes por onde atravessa a luz.

A luminária Eclipse, por outro lado, tem design de linhas modernas. Sua base de linhas retas também é feita à mão, mas com vidro transparente, que permite ver a passagem do cabo de alimentação até o tambor. A cúpula pode ser preta fosca ou com acabamentos prateados e reflexivos, ambas com a parte interna na cor branco perolizado. Sua parte inferior também é revestida com vidro espelhado magnético, com recortes por onde a luz se dissipa.




Nenhum comentário:

Postar um comentário