terça-feira, outubro 25, 2011

Torre verde em Milão deverá ter autossuficiência energética





A cidade de Milão deve ganhar até o final de 2014 um condomínio vertical cujo projeto promete optimizar, recuperar e produzir a própria energia.


Denominado Bosco Verticale - em português, bosque vertical - o conjunto inclui duas torres residenciais cobertas por árvores de médio porte, que deverão amenizar a influência do frio e do calor dentro dos apartamentos.


Outra influência no microclima local será a redução da quantidade de partículas e o aumento da umidade - Milão é uma das cidades mais poluídas da Europa.


A irrigação das plantas será feita com água de reuso proveniente do próprio edifício, e sistemas de captação de energia eólica e solar fornecerão toda energia elétrica consumida por seus moradores.



De acordo com os arquitetos, se o condomínio fosse horizontal, ele ocuparia 50 mil metros quadrados de área construída e e 10 mil metros quadrados de áreas verdes.

O projeto faz parte do BioMilano, programa da prefeitura de Milão que pretende ocupar com habitação a zona rural do município.

Um comentário: