domingo, outubro 30, 2011

Uso do concreto bruto

Concreto armado, moldado na obra ou pré-moldado - com ele, a arquitetura moderna avançou no país com suas grandes aberturas e seus enormes vãos livres sob volumes em balanço, vencendo a lei da gravidade. Nos últimos 50 anos, este material tomou conta da cidade, embora muita gente torça o nariz para o tom cinza concreto da paisagem paulistana.


Um dos arquitetos brasileiros que mais e melhor usam o concreto é o capixaba Paulo Mendes da Rocha, vencedor do prêmio Pritzker em 2006. É dele a casa, acima, que fica no bairro do Butantã, em São Paulo. Observe a plasticidade do material nas linhas retas e precisas da construção que valorizam os espaços e a passagem da luz natural. Chamado de brutalismo, o estilo dos projetos dele expõe as marcas das madeiras usadas para dar forma às estruturas de concreto. E a beleza está exatamente nisso: mostrar como a obra é feita, nua e crua, sem pintura ou qualquer revestimento.


Os detalhes da construção também estão explícitos na casa projetada por ele para a família Gerassi, no Alto de Pinheiros. Na obra de 1990 foram usadas grandes estruturas de concreto pré-moldado, semelhantes às empregadas em pontes e viadutos. Repare, na foto ao lado, os encaixes das peças sobrepostas que são o teto e a base do volume suspenso.

Outro projeto de Mendes da Rocha, mais famoso e polêmico, é o Mube – Museu Brasileiro da Escultura, obra de 1986, no Jardim Europa, também em São Paulo. Quase escondido no terreno, causa estranheza e curiosidade. Veja nas foto abaixo. Mesmo do lado de fora é possível admirar seus espaços abertos, livres e de multiuso. Mas vale visitá-lo para experimentar as sensações de se sentir abraçado pelo concreto bruto.




O trabalho deve ser realizado por profissionais capacitados para evitar problemas futuros e garantir durabilidade."O produto tem de ser executado com fôrmas adequadas e equipamentos específicos para eliminar bolhas e imperfeições." diz o arquiteto Lourenço Gimenes.


Durante a aplicação, é possível definir a textura.O aspecto pode ser mais rudimentar ou liso, depende do projeto e da escolha dos moradores.

Para quem decidiu apostar no material depois que as paredes da casa estiverem prontas, é possível aplicá-lo com painéis de fechamento ou peças pré-moldadas.

Outra vantagem indiscutível, segundo Gimenes, é a economia. “O material dispensa o desenvolvimento de outras etapas da obra, como emboço e reboco. Além disso, não é preciso gastar com outros revestimentos.”

A manutenção é simples e, se realizada da maneira correta, sua parede pode ficar novinha durante muitos anos. “Não use sabão ou detergente. Limpe sempre com água sob pressão e aplique verniz ou silicone depois da execução (principalmente em áreas externas), já que o material é poroso e tende a envelhecer”, recomenda

Nenhum comentário:

Postar um comentário