quinta-feira, novembro 03, 2011

Cor e vidro compõem o escritório de Brunete Fraccaroli e refletem o estilo da arquiteta

Tuca Reinés / UOL
Quem chega ao escritório da arquiteta Brunete Fraccaroli depara-se logo de cara com um hall inusitado. A parede forrada de espelhos revestidos com películas coloridas registra em tamanho gigante a assinatura da arquiteta. Mas não é só isso. A duas portas curvas de vidro também surpreendem o visitante.


A novidade não está no fato de serem curvas, mas de apresentarem a forma de um S. Embora o resultado seja extravagante, a técnica para alcançar o formato não é nada complexa. "O vidro comum é colocado em um molde com a curvatura desejada, e então volta para o forno, em determinada temperatura até se curvar, conforme o molde", explica.
Brunete Franccaroli e a sua Barbie.


O escritório da arquiteta toma a planta inteira do pavimento de um prédio, e foi ocupada em linhas ortogonais. Nas entradas, situou as áreas públicas; em frente ao "core" (núcleo que reúne escadas e elevadores) foram dispostas as salas dos arquitetos, apoiadas por pequenas áreas de reuniões, e o setor administrativo, conectado a uma área reservada para reuniões menores ou internas. A sala da arquiteta, estrategicamente colocada entre o setor burocrático e a sala de reuniões para visitantes, possui banheiro e copa próprios.



O desenho da recepção brinca com cores, retas e curvas. Panos de vidro (da Santa Marina/ Penha Vidros) revestidos de película colorida de PVC da Solutia, estabelecem sutilmente os limites entre o público e o privado. No piso, formas geométricas estampadas no porcelanato da Gyotoku sinalizam a circulação de pessoas e o fluxo que as informações devem percorrer. Note como a iluminação da La Lampe demarca as áreas: difusa e pontual para o estar e focada nos postos de trabalho


A generosa mesa de reuniões tem tampo de vidro colorido e acomoda confortavelmente os clientes. A sala é apoiada pela mapoteca e os armários são encaixados com perfeição nos vãos. A persiana de tecido translúcido filtra a iluminação natural.
Detalhe da sala de reunião, cuja mesa tem tampo de vidro colorido. A sala é apoiada pela mapoteca e pelos armários encaixados com perfeição nos vãos
O escritório de Brunete Fraccaroli integra-se à sala de reunião através das portas de correr. O ambiente também tem acesso à área administrativa e à copa. A luminária da La Lampe propicia luz focada nas duas pontas da mesa de contorno orgânico. Neste ambiente, o projeto também aproveitou ao máximo os espaços, instalando armários nos nichos ao lado da janela
Aberta a porta de correr, escritório e sala de reuniões transformam-se em um espaço único
Planta: o escritório ocupa o pavimento inteiro de um edifício.Junto ao acesso, foi situada a recepção; em frente ao núcleo das escadas e elevadores foram dispostas as salas dos arquitetos, apoiadas por pequenas áreas de reuniões, e o setor administrativo, conectado a uma área reservada para reuniões menores ou internas. A sala da arquiteta foi estrategicamente colocada entre o setor burocrático e a sala de reuniões para visitantes
A sala de reuniões e o hall de entrada têm em comum os mesmos tons alegres que marcam a identidade do escritório
Brunete Fraccaroli assina literalmente embaixo do hall de entrada, que lembra um grande cartão de visitas a receber os convidados. Espelhos coloridos revestem as paredes, refletindo os visitantes que são conduzidos para dentro pelo porcelanato quer cobre o piso
As poltronas do modelo Egg -clássico do design criado pelo arquiteto dinamarquês Arne Jacobsen (1902-1972)- forradas em tons pastel, levam humor e bom design à recepção. Repare no aparador laqueado, onde se apoiam os vasos coloridos. A abertura da porta se dá por biometria, sistema instalado pela empresa de automação Cynthron e que agiliza e dá segurança à circulação. O painel espelhado reveste a caixa da escada e serve de suporte para o logo da empresa, no caso, a assinatura da arquiteta
A área administrativa foi demarcada pelo mobiliário na cor azul e o piso em padronagem filetada, que também estabelece a circulação e a área de trabalho. Os armários suspensos sobre a janela, protegida pela persiana romana, racionalizaram o espaço. Sobre o tampo de vidro da bancada, os módulos de madeira laqueada na cor prata, executados pela Madeira Viva
Verde e rosa determinam a área criativa, que acompanha o desenho da fachada. No piso, os círculos marcam a circulação e, os filetes, o setor de trabalho. Nos setores, o projeto de luminotécnica da DL Iluminação com lumárias da La Lampe também enfatiza essas duas áreas, valorizando ainda as cores do ambiente.



2 comentários:

  1. Olá! Achei muito interessante o escritório, mas gostaria de saber qual é a metragem quadrada do mesmo!! Grata desde já, Bianca ^^

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  2. Parabéns à Arquiteta!!! Onde ela conseguiu esses vidros coloridos?

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