domingo, novembro 13, 2011

HOTEL DE MARILYN MONROE REVIVE EM LA


Los Angeles é uma cidade cheia de surpresas, principalmente quando os assuntos são arquitetura modernista, Hollywood e glamour. O novo talk of the town é o recém-restaurado Avalon Hotel, em Beverly Hills. Um lugar no mínimo mítico, pois foi lá que a atriz Marilyn Monroe (1926-1962) morou na sua ascensão ao estrelato, no início da década de 1950.


É possível sentir essa atmosfera mágica com uma pequena olhada na piscina do hotel, projetado no final dos anos 1940 pelo arquiteto Sam Reisbord, na época chamado Beverly Carlton Hotel. Um dos apartamentos foi a “casa” de miss Monroe por mais de três anos. Outras atrizes também viveram ali, como Mae West e Lucille Ball. Um dos prédios mais especiais em Beverly Hills, o hotel ficou esquecido nos anos 1970 e 1980, iniciou um lento processo de restauração na década de 1990 e hoje é o lugar preferido das novas estrelas.

O antigo Beverly Carlton nasceu quando Los Angeles ainda servia de playground para os arquitetos modernistas, que, com suas ideias arrojadas, vislumbravam uma Hollywood cheia de swing e possibilidades para materiais como a madeira e o vidro, além de muitas atividades outdoor. Com proporções fantásticas, um lobby digno de filme de Peter Sellers e quartos que ainda têm o cheiro do grupo Rat Pack, de Frank Sinatra, o edifício, além de moderno para os nossos dias, carrega a história do cinema em seu DNA.

A piscina em forma de ameba, tal como eram as piscinas nos anos 1950, foi mantida, além de gazebos charmosos onde se pode jantar com privacidade e ao mesmo tempo fazer parte do cenário ao redor. Recém-renovado, o restaurante Oliverio, com seu bar cozy e despojado, é também destino favorito na cidade, tanto para almoços quanto jantares. O Avalon não deixa nada a dever a importantes hotéis locais, como o Chateau Marmont e o Roosevelt, outros landmarks de LA.

Este ícone foi restaurado pela norte-americana Kelly Wearstler, designer visionária que resgatou seu old glamour. Uma propriedade com 83 quartos divididos em Junior Suites, One Bedroom Suites e uma penthouse, o lugar continuou fiel às suas origens, mas ganhou novo layout e novas cores: uma paleta de verde, verde-água, azul-marinho e branco, misturados à madeira envelhecida e ao mármore. ”Meu objetivo foi ser fiel à estrutura modernista e nostálgica do Avalon e revelar o jeito californiano e despojado de ser”, afirma Kelly, que notadamente utiliza influências da moda, arte, história e tecnologia em seus projetos.


Renovado, o hotel atrai pelo estilo marcante e pelas obras especialmente encomendadas ao artista norte-americano Tofer Chin. Espalhadas pelo pátio, há ainda luminárias de George Nelson, mesas de Isamu Noguchi e cadeiras de Charles Eames. Para os apaixonados por arquitetura moderna e cinema, é uma experiência imperdível. (DANNIEL RANGEL)

* Matéria publicada em Casa Vogue #315


Um comentário: