terça-feira, fevereiro 04, 2014

Banheiros

Fotos: Adriana Barbosa



Na antiguidade, os banheiros, quando existiam, eram públicos. O cômodo só foi incorporado ao interior das casas três mil anos antes de Cristo, aproximadamente. Registros indicam que isso aconteceu primeiro na região onde hoje está localizada a Índia. Depois, foram séculos até surgirem as redes de esgoto, as pias para lavar as mãos e os produtos para a higiene íntima. Hoje, o ambiente é tão comum e necessário que, às vezes, não recebe atenção suficiente e vira um espaço apenas funcional. Não é o caso dos lavabos que mostramos a seguir.


Arquitetos renomados de diversas partes do Brasil gastaram um bom tempo projetando o lavabos de casas, apartamentos, sítios e ambientes expostos em mostras de arquitetura. Com a tecnologia e a variedade de revestimentos, louças e metais a seu favor, eles transformaram esse espaço em uma extensão da área social.

Sabe aquela ideia das nossas avós de deixar sempre arrumado o "banheiro das visitas"? Esses profissionais levaram o conceito ao pé da letra. Cubas geométricas, iluminação cênica, papel de parede e mais uma série de artifícios foram empregados para que os ambientes ficassem irresistíveis. Confira nossa seleção de lavabos de fazer inveja a muita suíte por aí.

Fotos: Adriana Barbosa
Para executar o sofisticado lavabo de 2,75 m², Carlos Marsi teve como ponto de partida a bancada em ébano de macassar (Maqui Móveis). O efeito marcante da madeira foi amenizado pelo arquiteto com a colocação de uma cuba de cristal quadrada (Interbagno) e, nas paredes, papel modelo Belga (Wallpaper). Acima e embaixo da bancada, um pano de espelho (Imperioglass) confere amplitude ao ambiente.Com uma área de apenas 1,81 m², Janete Chaoui teve de investir em detalhes para conferir amplitude e, ao mesmo tempo, sofisticação, no lavabo de uma residência em Salvador, na Bahia. Em uma das paredes ela optou por papel de parede preto (Quatro Estações), e nas outras utilizou espelhos (Guardian) para o ambiente parecer maior.. O resultado é um espaço contemporâneo com toques mais clássicos.

Fotos: Divulgação
Contextualizar o lavabo de 9 m² no ambiente bucólico do sítio localizado no interior de São Paulo. Para executyr essa proposta, Paula Gambier abusou de materiais rústicos e explorou a iluminação natural. O chão ganhou piso de madeira de demolição e a parede os mesmos tons de turquesa que predominam no restante da residência. A bancada foi feita com um móvel antigo e um espelho veneziano trouxe leveza ao espaço..Como o lavabo pertencia a uma área de lazer do sítio, Paula Gambier optou por criar dois vasos sanitários separados, um masculino e um feminino. No restante do ambiente, de 15,6 m², a arquiteta utilizou pedra canjiquinha nas paredes (Pedras Pantanal) e improvisou uma gamela (Casa Antigua) no lugar da pia. O apetrecho, que remete às delícias da fazenda, serve de apoio a uma bica esculpida em tora de madeira, que funciona por meio de sensor de presença.

Fotos: Renata Missagia | Fotos: Paulo Falcão
Espaçoso, o lavabo de 6 m² de Andrea Teixeira e Fernanda Negrelli tem na pia o seu ponto alto. Esculpida a partir de um bloco de Aristone, a cuba ainda é favorecida pela iluminação cênica (La Lampe) desenvolvida especialmente para o ambiente. Para dar a cara sofisticada que os proprietários pediram, as arquitetas usaram o mármore travertino (NPK Mármores) em todo o espaço. Para criar volumetria, apostaram nos nichos e, para esquentar, na palha (Celina Dias).Sofisticado, funcional e com um toque de design. Assim Léo Shehtman define esse audacioso lavabo de 5 m². Para ampliar o espaço, o arquiteto colocou espelhos (Guardian) no teto e esses ainda receberam cristais Swarovski em suas emendas. O ambiente ganhou também piso vidro bronze, papel de parede tecnológico preto, bica de parede tipo cascata (Punto) e cuba de polipropileno laranja com iluminação própria (Vallvé).

Fotos: Martin Szmick
Na cobertura duplex localizada na Barra da Tijuca, no Rio de Janeiro, Dalia Tamler aproveitou um pilar já existente para dar forma ao lavabo de 2,60 m² e marcar a separação entre lavatório e vaso. Os proprietários pediram um ambiente elegante, inovador e impactante. Para atender a tais desejos, a arquiteta apostou no mármore (Marmoraria Rio Palla), na madeira (Mediterrani) e em louças e metais de design assinado (Vallvé).
Fotos: Divulgação
O mármore travertino navona rústico (Marpedra) foi utilizado para elaborar a bancada do lavabo de 1,75 m², que recebeu uma cuba geométrica no projeto de Estela Pinheiro. O espelho (Guardian) exibe uma sobrecaixa de MDF com rebaixo para a iluminação, que dá leveza à peça, enquanto o papel de parede modelo Stockholms (Orlean) completa o clima aconchegante do ambiente.

Revista Casa e Construção http://revistacasaeconstrucao.uol.com.br
Os proprietários, queriam deixar o lavabo de 2,10 m² mais sofisticado e moderno. Partindo desse princípio, Janete Chaoui manteve apenas a bancada branca e o piso existente. A arquiteta trocou a cuba por uma nova, na cor uva (Vallvé), investiu na iluminação, aplicou papel de parede (Quatro Estações) estampado em tons de marrom e preto e instalou uma persiana de madeira (Luxaflex) para dar ares mais elegantes ao ambiente.



Nenhum comentário:

Postar um comentário