sexta-feira, janeiro 27, 2012

Casas pequenas no Japão

Atelier Tekuto - Casa-diamante, Tóquio

A garagem para um automóvel de médio porte determinou o projeto desta casa no centro de Tóquio. Em um lote de 44 metros quadrados, a estrutura lembra um mineral e abriga quatro andares setorizados. A luz cria diferentes efeitos cênicos no espaço, que comporta até três pessoas.

Com quatro pavimentos, a residência tem usos bem setorizados


Em um lote de esquina com 44 metros quadrados de área, localizado em um bairro central de Tóquio, a residência Reflection of Mineral teve como premissa de seu programa conter uma garagem com capacidade para um automóvel de médio porte.

Em vez de ocupar o lote em seu perímetro e encaixar a vaga dentro de um bloco convencional, o arquiteto Yasuhiro Yamashita, do Atelier Tekuto, optou por erguer duas colunas que sobem na forma de leques, entre as quais há uma área de estacionamento aberta para a vizinhança.

A estrutura vertical sustenta um volume anguloso que lembra uma rocha lapidada, dentro do qual quatro andares com usos distintos podem abrigar uma família de até três membros.


Por diferentes ângulos, a luz natural cria efeitos e padrões de iluminação nos ambientes

Em um bairro central de Tóquio, a residência ocupa um lote de esquina com 44 metros quadrados de área


“Enquanto as pessoas circulam dentro do espaço, ou conforme a luz entra a partir de diferentes ângulos, a expressão volumétrica muda completamente, criando um espaço dinâmico”, explica Yamashita.

Com closet e lavabo, o hall de acesso conecta-se à escada que distribui a circulação para o subsolo, configurado como dormitório, e para o primeiro pavimento, onde está a sala integrada à cozinha.

No último piso, além do banheiro, uma área multiuso pode ser utilizada como quarto, escritório e espaço de convivência.
Yasuhiro Yamashita graduou-se no Shibaura Institute of Technology em 1984 e, desde 1991, é o titular do Atelier Tekuto. Faz palestras em universidades japonesas e venceu concursos como o Green Good Design em 2011


Presente no exterior, a volumetria angulosa se repete nos ambientes e nas divisões internas
Subsolo / Térreo / 1º pavimento / 2º pavimento
1. Dormitório / 2. Hall / 3. Closet / 4. WC / 5. Garagem / 6. Átrio / 7. Estar/jantar/cozinha / 8. Sala multiuso / 9. Claraboia / 10. Lavatório11. Banho

Jun Igarashi Architects - Caixa de madeira, Sapporo, Hokkaido, Japão

Um casal e dois filhos vivem nessa casa-cubo onde escadas móveis conectam ambientes sobrepostos, nichos e mezaninos. De acordo com a tradição local de uso da madeira, o projeto dribla o clima frio de Sapporo ao explorar as características termoacústicas do material.

Rodeada por três edifícios e por um arvoredo, a residência em Sapporo está protegida do vento


Por conta das restrições de legislação vigentes em Sapporo, capital da província de Hokkaido, no norte do Japão, esta casa-cubo habitada por um casal com dois filhos ocupa apenas um terço de um terreno de 120 metros quadrados.

O clima frio da região, onde a temperatura média anual é de 8,5° C, determinou uma arquitetura em que predomina o fechamento de madeira, que segue a tradição local, mas com um tratamento que valoriza características naturais do material, como cor e textura.

O primeiro pavimento abriga a sala integrada à cozinha


Rodeada por três edifícios e por um arvoredo, ela está protegida do vento, por isso o arquiteto Jun Igarashi decidiu reunir todos os ambientes de apoio integrados à escada, voltados para a fachada norte.

Ali estão o banheiro, o closet e dois nichos que funcionam como miniescritórios. O restante do volume divide-se em dois pavimentos principais em que escadas móveis de madeira complementam a circulação.

O primeiro reúne sala e cozinha, e conta com um mezanino onde dormem os filhos; o segundo andar é o dormitório do casal.

“Não há janelas para contemplar o cenário externo, mas a abertura voltada para o sul recebe claridade, que se reflete dentro do espaço, criando diferentes efeitos ao longo do dia”, conclui Igarashi.
Jun Igarashi estudou arqutetura no Hokkaido Central Engineering College, onde se graduou em 1990. Sete anos depois, fundou o Jun Igarashi Architects. É professor do Hokkaido Institute of Technology e do Nagoya Institute of Technology

Com temperatura média anual de 8,5° C, o clima frio determinou a arquitetura em madeira

Compartimentada, a caixa de escadas contém ambientes de apoio como miniescritórios e closets

Térreo / Nível hall de acesso / Nível mezanino / 2º pavimento
1. Entrada / 2. Estar/jantar/cozinha / 3. Depósito / 4. Banheiro / 5. Mezanino / 6. Dormitório / 7. Espaço multiuso

aoydesign - Cubo em ziguezague, Tóquio

O orçamento reduzido e o terreno no formato triangular foram dois dos desafios do projeto para esta casa em Tóquio. Formada por quatro volumes cúbicos, ela concentra os ambientes de serviço no fundo, enquanto as áreas sociais conectam- se com a vizinhança.

A casa situa-se em um terreno de 45 metros quadrados, em uma esquina com formato triangular


Dois desafios determinaram o projeto desta casa localizada em um bairro residencial de Tóquio: orçamento reduzido e um terreno de 45 metros quadrados, em uma esquina com formato triangular.

Em vez de ocupar o terreno em sua totalidade, o programa se distribui dentro de quatro volumes cúbicos com cobertura com diferentes caimentos.

“O formato chanfrado abre espaço para pequenos canteiros verdes que harmonizam a edificação e seu entorno”, explica a arquiteta Yukiko Sumitani, coautora do projeto.

Ela e Shigeo Aoyama, sócios do estúdio aoydesign, optaram por inserir o dormitório no térreo, ao lado da garagem e de um pequeno cômodo com ducha, enquanto o pavimento superior, além de um lavabo, integra a cozinha a uma sala com varanda.

A fachada sul, com excesso de calor nos meses de verão, concentra a circulação, enquanto as faces leste e norte, mais frescas, abremse em pequenas e grandes janelas que garantem a iluminação nos ambientes de convívio.

Para baratear a construção, as paredes são de drywall, cujo acabamento interno segue a tradição japonesa da forração com folhas de papel de arroz.
Textos de Fabio de Paula
Publicada originalmente em PROJETODESIGN
Edição 381 Novembro de 2011


Shigeo Aoyama graduou-se em 1993 no Musashi Institute of Technology, atual Tokyo City University. Trabalhou nos escritórios Gendai Kenchiku Kenkyusyo Architects & Engineers e Coelacanth K&H, e em 2003 criou o aoydesign.

Natural de Osaka, Yukiko Sumitani nasceu em 1973 e concluiu a graduação em 1999 na Osaka University. Após atuar nos estúdios Coelacanth K&H e Generaldesign Architects, associou-se ao aoydesign em 2007
Em degraus, a implantação abre espaço para pequenos canteiros verdes
Pequenas e grandes janelas nas faces norte e leste garantem a iluminação nos ambientes de convívio
Aquecida nos meses de verão, a área a sul concentra a circulação e os ambientes de lavabo e banho
Térreo / 1º pavimento
1. Ducha / 2. Garagem / 3. Dormitório / 4. Lavabo / 5. Cozinha / 6. Living / 7. Terraço


Fonte: Arcoweb

Nenhum comentário:

Postar um comentário