quarta-feira, janeiro 18, 2012

Kunsthaus Graz

O Centro Cultural e de Exposições “Kunsthaus Graz”, nasceu de um concurso realizado em 2000, e teve como ganhador os arquitetos Peter Cook e Colin Furnier, que apresentaram sua ideia, uma proposta orgânica, por meio de uma pequena maquete que mais parecia uma bolha azul. Hoje, construído, o edifício surpreende com suas formas inusitadas contrastando contra um meio urbano tradicional da velha Europa.

O ponto alto dessa obra arquitetônica é a cobertura, uma espécie de película ou pele que transforma a fachada do prédio em quase uma bolha e as “janelas” tem a possibilidade de ser reguladas de acordo com a luminosidade.








 
À noite o sistema computadorizado de iluminação faz o prédio brilhar pelo seu revestimento translúcido e por conta disso foi apelidado carinhosamente pelos habitantes da cidade de “Friendly Alien” (alienígena amigável).

A fachada do Kunsthaus pode ser mudada eletronicamente, pois contém vários tubos circulares de luz neon posicionadas uniformemente sob o acrílico, num total de 925 tubos florescentes. Este sistema é denominado BIX (Big Pixel), onde cada tubo funciona como um pixel controlado por computador, que cria animações abstratas, figuras e mensagens textuais, que podem acontecer em 20 quadros por segundo. Dessa maneira, a pele do edifício é usada para que o museu se comunique com a cidade e seja também plataforma para produções artísticas.

O diálogo que se estabeleceu entre essa nova estrutura biomórfica e a antiga arquitetura da torre do relógio do Castelo de Graz, que fica praticamente grudado ao museu, cria uma tensão positiva entre o passado e o futuro.

http://museum-joanneum.at/de/kunsthaus

Via Portal Taste, RKL Arquitetura, Arquitetura.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário