domingo, fevereiro 12, 2012

ARTISTA COBRE PRÉDIO COM PORTAS COLORIDAS


Quem olha de longe este edifício da capital sul-coreana pensa estar vendo um painel ultracolorido ou talvez uma imensa placa publicitária. Conforme a visão se aproxima, porém, as texturas ficam mais claras, e o volume fragmentado se revela: trata-se de uma obra de arte que envolve temporariamente um prédio residencial comum.

Criada pelo artista plástico Choi Jeong-Hwa, a instalação usa mais de mil portas de demolição para transformar o edifício de 10 andares, um tanto sem graça, em um espetáculo visual. Içadas com andaimes, elas compõem a maior obra já criada pelo sul-coreano, que sempre usa objetos descartados para executar seus projetos.


A força do trabalho reside na qualidade tátil dos materiais e faz uma provocação sobre o consumo em excesso. “As pessoas acham que você só pode encontrar arte em museus e galerias, mas essa não é a intenção do meu trabalho”, explica Jeong-Hwa em seu site.

Por conta da imensa escala, a obra – que recebe o adequado nome de 1.000 Doors – foi além e tornou-se uma atração turística de Seul. Não à toa: descartáveis, as portas escondem um edifício como tantos outros da cidade. Elas não podem se abrir e, fechadas, criam uma composição que diverte e agrada – bem mais do que a fachada original.



Fonte: Casa Vogue

Nenhum comentário:

Postar um comentário