quarta-feira, fevereiro 29, 2012

CASA DE VIDRO PARECE GARAGEM DE BARCOS




Um dos mais exclusivos destinos de férias do sul da Alemanha – o Lago de Starnberg, ao sul de Munique, na Bavária – é o local desta residência que pertence e foi desenhada pela arquiteta e designer Susanne Nobis para sua família, composta de quatro pessoas.

Boa parte das propriedades construídas à margem do lago se assemelha a garagens de barcos. Susanne decidiu manter esse padrão, mas com detalhes que tornam sua casa um verdadeiro refúgio no meio da floresta.


O conjunto é composto por dois hangares conectados por uma passagem envidraçada. Em um dos volumes, no térreo, estão as salas de estar e jantar, além da cozinha, com um mezanino que amplia a área de convívio. No outro, escritório e quarto de hóspedes estão acomodados no primeiro andar, enquanto os quartos e banheiros ocupam o segundo.



Para garantir as vistas para o lago e preservar ao máximo a entrada de luz natural, a arquiteta optou por fachadas com grandes panos de vidro que acabam por integrar a construção ao bosque circundante. A estrutura de madeira, porém, respeita a tradição local, e oferece uma sensação de aconchego nos espaços internos.

A maioria das casas da região é de palafitas, construídas sobre o lago, mas a casa de Nobis ergue-se a cerca de 60 centímetros sobre o gramado, em uma altura superior ao do nível que a água atinge em períodos de cheia. Graças à combinação de vidro e madeira, os galpões ganham um sentido minimalista que, no interior dos ambientes, suaviza a volumetria alongada e faz com que a sensação seja de contato seguro e constante com a natureza privilegiada da região.




Fonte: Casa Vogue


Nenhum comentário:

Postar um comentário