sábado, abril 18, 2015

Coberturas metálicas com manta de isolamento térmico e acústico


Vista parcial da cobertura do Prédio Central no projeto de
ampliação do Cenpes

Com o objetivo de promover integração entre as disciplinas e profissionais envolvidos no trabalho, todo projeto que prevê a construção de coberturas metálicas, em qualquer tipologia arquitetônica, deve ser muito bem detalhado desde sua concepção.

A arquitetura em aço permite transformar o canteiro de obras em um espaço de montagem padronizado, com medidas modulares previamente calculadas segundo critérios milimétricos, o que evita desperdícios e proporciona a realização de uma obra limpa, organizada e racional.

Para viabilizar construções em aço é necessário mão de obra bem treinada e qualificada, o que estimula a evolução do setor e a capacitação de profissionais que passam a atuar com mais segurança e qualidade no trabalho. Os elementos estruturais metálicos são fabricados, tratados contra corrosão e recebem proteção passiva contra incêndio ainda na indústria. São então transportados e montados na obra com ligações parafusadas, sem solda. Entre outras vantagens, a utilização de soluções construtivas industrializadas permite obtenção de modulação e regularidade da estrutura; equalização de vãos e dimensões das peças; padronização de usos; rapidez na montagem e facilidade para futuras ampliações. Um conjunto de benefícios que desmistifica o alto custo das construções metálicas e aponta para sustentabilidade econômica desse tipo de solução.

Atualmente o desenho arquitetônico pode variar em função dos materiais que o fabricante oferece ao mercado. É interessante notar que os estudos em alta tecnologia, qualidade e design apontam para o papel da indústria como desenvolvedora de novas soluções em função da necessidade do arquiteto. Bons projetos são construídos a partir de uma relação de confiança entre as duas interfaces, com o objetivo comum de proporcionar aos futuros usuários dos espaços construídos funcionalidade, beleza e conforto.

No caso de coberturas metálicas já é possível notar que, telhas curvas com design inusitado e até soluções sofisticadas tais como a utilização de sheds em arcos para viabilizar tanto a iluminação quanto a ventilação naturais nas edificações, tornam-se cada vez mais comuns e solicitadas pelo mercado.

Projeto de cobertura metálica

Para a execução do projeto da cobertura metálica normalmente o ponto de partida é a compatibilização do projeto da estrutura e da arquitetura com o objetivo de identificar possíveis não conformidades e informar os profissionais das áreas envolvidas que deverão providenciar as correções necessárias.

No projeto de cobertura serão definidos os comprimentos das telhas zipadas a serem fabricadas na própria obra de forma a se obter perfis únicos sem emendas ou sobreposições, o que minimiza perdas e desperdícios. Também serão detalhadas as peças de arremate tais como rufos, pingadeiras e cumeeiras, itens fundamentais para a obtenção da estanqueidade e segurança total para performance do sistema (figuras 1 e 2).


Detalhes de projeto de coberturas metálicas

Materiais

O material do sistema de cobertura metálica normalmente é definido pelo projeto de arquitetura que leva em consideração alguns parâmetros tais como aparência, custo e durabilidade em função da localização geográfica da obra (clima, índices de salinidade, qualidade do ar), fator que influencia na vida útil da cobertura metálica. Podem ser utilizados aço galvanizado, galvalume ou alumínio, todos em estado natural ou pré-pintados. E possível, ainda, a utilização do aço inox.

Tipos de cobertura

As coberturas são classificadas normalmente em simples, isolante térmica e isolante térmica e acústica. No caso de coberturas duplamente isolantes (térmica e acústica), cujo objetivo principal é reduzir a reverberação do som, torna-se necessária a utilização de uma camada de lã de isolamento e também a aplicação da telha inferior perfurada, segundo uma geometria a ser definida pelo consultor de acústica que levara em consideração os sons e as diversas frequências produzidas no ambiente. Essa geometria define o diâmetro dos furos bem como os espaçamentos entre eles. Nesse caso, o som atravessara os furos e se dissipara na lã de isolamento.

Case de ampliação do Centro de Pesquisas da Petrobras (Cenpes)

Importante exemplo de arquitetura contemporânea sustentável brasileira, o projeto de ampliação do Cenpes, feito pela Zanettini Arquitetura em coautoria com José Wagner Garcia, adotou, por exemplo, cobertura metálica com telhas zipadas de alumínio em função da estanqueidade e da durabilidade do material, mais resistente as intempéries e maresia características da região, próxima ao mar, no Rio de Janeiro. Foi escolhida, também, a manta de proteção térmica e acústica com lã de garrafa PET reciclada, solução que apresenta excelente índice de absorção acústica e isolamento térmico, além de contribuir para o aspecto sustentável da construção.

Sequência de montagem e fabricação na obra

Para a execução da cobertura metálica segundo o sistema que consideramos o mais adequado, as telhas superiores são fabricadas na própria obra, a partir de bobinas feitas com o material definido pela arquitetura em uma unidade de perfilação móvel com os comprimentos previamente determinados, de forma a se obter perfis únicos, sem emendas ou sobreposições. Nos casos de utilização de formatos curvos (côncavos ou convexos) as telhas perfiladas passam por um novo processo de calandragem (foto 1).

Na sequência, as telhas inferiores também partem de bobinas perfuradas e passam pelo mesmo processo descrito acima. Já a lã de isolamento é enviada para a obra em rolos, e sua montagem é feita logo após a montagem da telha inferior (foto 2)


Foto 1 e 2: Detalhe do processo de calandragem (curvatura) e detalhe da montagem da telha inferior da cobertura metálica no projeto de ampliação do Cenpes

A montagem do sistema de cobertura inicia-se com a fixação dos clipes de alumínio entrudado nas terças metálicas. Os clipes são componentes que garantem a fixação das telhas e permitem sua dilatação. Uma vez aplicados inicia-se a montagem das telhas inferiores, lã de isolamento e a telha superior. A fixação da telha superior se dará por meio do processo de zipagem, com a utilização de um equipamento especial que percorre automaticamente todos os trechos de união entre as telhas para garantir 100% de estanqueidade na cobertura. A aplicação dos arremates e a inspeção do conjunto construído caracterizam a etapa final de montagem (fotos 3 e 4).


Foto 3 e 4: Detalhe do processo de montagem da cobertura metálica e vista lateral da cobertura metálica no projeto de ampliação do Cenpes

A equipe de montagem é devidamente capacitada no que se refere qualidade, segurança e comprometimento quanto a prazos de execução.


Reportagem: Siegbert Zanettini e Fulvio Zajakoff
Fotos: Divulgação Bemo do Brasil
fonte: http://www.cbca-acobrasil.org.br/noticias-ler.php?cod=5453&bsc=&orig=noticias

Nenhum comentário:

Postar um comentário