segunda-feira, fevereiro 13, 2012

Porta giratória aproveita o movimento para gerar eletricidade

Porta comunica diretamente a contribuição de uma única pessoa para um ciclo de energia possível, faz a coleta mecanicamente e converte a energia para ser usada em um gerador

A Revolution Door é uma porta giratória conceito, criada pelas designers nova-iorquinas, Jennifer Broutine Carmen Trudell, do Fluxxlab. A porta aproveita a energia cinética a partir do movimento giratório para produzir eletricidade.

A ideia por trás de tudo isso é que os seres humanos exercem um pouco de sua própria energia ao empurrar uma porta giratória, e esta energia pode muito bem ser capturada por engrenagens e um gerador de eletricidade.
O equipamento é uma porta giratória modificada composta por três partes - um núcleo central redesenhado, um sistema mecânico/elétrico, que aproveita a energia humana e redistribui a eletricidade para uma saída, e um dispositivo que mapeia a energia aproveitada. A tecnologia pode ser usada em portas novas ou adaptada a portas giratórias existentes.

A Revolution Door irá comunicar diretamente a contribuição de uma única pessoa para um ciclo de energia possível, fará a coleta mecanicamente e converterá a energia para ser usada em um gerador.

Jennifer e Carmen se formaram Mestre de Ciência pela Universidade de Columbia, nos Estados Unidos, dentro do programa Advanced Design Architectural.

As portas giratórias são comuns em diversos edifícios de escritórios e estão em uso a qualquer momento do dia. Capturar a energia cinética para fornecer eletricidade gratuita ao local de instalação é uma maneira de oferecer a elas mais uma utilidade.

As designers estiveram presente na conferência Greener Gadgets, no centro de arte e tecnologia Eyebeam, em New York. O Fluxxlab recebeu financiamento da Eyebeam e apoio do fundo de sustentabilidade da Universidade de Nova York.

Nenhum comentário:

Postar um comentário