sexta-feira, fevereiro 17, 2012

TAPETE DE LUZ



Quem esteve em Chicago nos últimos anos certamente passou pelo Millennium Park, um parque no centro da cidade onde reina absoluta a escultura Cloud Gate, criada pelo artista britânico Anish Kapoor. Também conhecida como “The Bean”, por causa do seu formato de feijão, a versátil e gigantesca obra espelhada ganhou a companhia temporária de uma instalação que traz ainda mais surpresas e efeitos visuais ao espaço.

Trata-se do Luminous Field, ou campo luminoso em português, um conjunto de 10 projetores que forma uma espécie de tapete de luz sob a escultura. A instalação criada pelos artistas Petra Bachmaier and Sean Gallero, do coletivo Luftwerk, produz uma seqüência de luzes e cores que interage com o Cloud Gate durante a noite, quando entra em funcionamento.



O trabalho faz uma brincadeira com o principal atrativo da imensa escultura de Kapoor – a forma exótica como ela reflete o que está ao seu redor, especialmente durante o dia, quando há iluminação natural. Esses reflexos, que mudam completamente conforme o horário, as condições do clima e a época do ano, agora também se transformam à noite.

Sob o ritmo de uma música composta por Owen Clayton Condon especialmente para a obra, o jogo de luzes é a primeira intervenção realizada na escultura de Anish Kapoor erguida em 2004 e inspirada no formato de mercúrio líquido. A oportunidade única para conhecer essa bela obra, entretanto, é limitada. O tapete de luz funciona só até o dia 20 de fevereiro.



fonte: Casa Vogue

Nenhum comentário:

Postar um comentário