domingo, março 25, 2012

Uma árvore no meio da casa.

 

Com uma natureza tão exuberante quanto a brasileira, a América Central é uma caixinha de surpresas para quem se interessa pela arquitetura tropical. Um exemplo é esta mansão construída em uma encosta de mata nativa em Santa Rosalía, bairro mais nobre da Cidade da Guatemala.

Projetada pelos profissionais do escritório Paz Arquitectura, a assim chamada Casa Corallo é um autêntico representante do brutalismo, estilo muito apreciado pelos arquitetos paulistas. Mas com um detalhe bastante incomum: ela foi inteiramente projetada ao redor e em função de uma árvore centenária, que corta a residência em todos os andares.



Graças a uma inventiva distribuição de pisos e ambientes, a impressão que se tem é que a residência cresceu junto da vegetação. Isso porque, além da espécie que penetra no imóvel, os recortes do volume também foram planejados de acordo com as demais árvores que compõem a revigorante floresta.

Livre de colunas centrais, a Casa Corallo é toda de concreto aparente, o que lhe dá um aspecto de robustez. Suas fachadas de vidro, solução que conecta espaços internos e externos, equilibram o contraste entre o cinza e o verde.



Fonte: Casa Vogue

Nenhum comentário:

Postar um comentário