quarta-feira, abril 11, 2012

FACHADA DE AÇO



Após um tornado devastar a cidade americana de Joplin, no Missouri, em 2011, um colecionador de arte quis construir ali uma casa térrea resistente a esse tipo de desastre. A ideia era utilizar madeira, concreto e vidro e cobri-la com 200 chapas de aço. Mas a fachada só ficou segura depois que o arquiteto Matthew Hufft, dono da Hufft Projects, sugeriu fazer uma porção de furos nela.

As perfurações no metal pesado, que batizam o projeto de Casa Heavy Metal, seguiram um padrão complexo para levar em conta ganho solar, níveis de transparência e privacidade nos interiores. Por isso, de um lado da casa, os furos são bem pequenos para evitar que os vizinhos bisbilhotem o que se passa lá dentro; do outro, os laminados esburacados viram painéis solares.

O metal pesado também foi aproveitado para revestir parte do chão e das paredes do banheiro da suíte. Mas, no lugar da ferrugem do exterior, ele surge preto, ressaltando a rocha usada ali como banqueta. Para seguir o ar minimalista, o limite entre cama e banho é feito com uma parede de madeira não muito alta e um caminho de pedrinhas no chão. Sem portas nem divisórias, por conta da vista para um lago (com carpas e cascata) que acompanha o cômodo.


























Fonte: Casa Vogue

Nenhum comentário:

Postar um comentário