domingo, maio 06, 2012

Impermeabilização


Calcular o custo do descuido na impermeabilização é simples: se feita preventivamente, ela equivale a 2% do valor total da construção. Consertar o problema com a obra pronta sobe esse índice para 15%. Além das infiltrações, a falta de proteção contra umidade gera uma das dores de cabeça domésticas mais comuns: “Mais da metade dos problemas com pintura surge por causa de impermeabilização irregular”, alerta Wadson Marques, coordenador de projetos da Sika. Outro ponto crítico reside na troca de revestimentos. “O processo costuma agredir a impermeabilização antiga. Antes de colocar o acabamento, faça uma nova”, sugere Vicente Panizotto, gerente técnico da Mactra. A boa notícia: todos os problemas têm solução.

“Encontrar a solução completa no quesito impermeabilização para as diferentes etapas da construção é a saída certa para ter proteção e economia”, aponta o engenheiro civil Alexandre Rodrigues, gerente de produtos impermeabilizantes da Anchortec Quartzolit. Versões mais simples, como aditivos, são mais baratas e adequadas para fundações. Já as poliméricas, mais caras, protegem acabamentos e são de aplicação fácil. As mantas, instaladas a quente ou a frio, cobrem áreas maiores, expostas às intempéries.

Novidades do setor

Nos últimos anos, a indústria tem se esmerado em desenvolver produtos versáteis para facilitar essa etapa da obra. O investimento visa principalmente simplificar a aplicação, já que a tarefa exige capacitação. “Encontrar bons profissionais ainda é um dos maiores desafios do setor”, avalia o arquiteto Marcos Moraes, diretor da Impermol, aplicadora de São Paulo. Com a evolução do segmento, já existem curingas para todas as etapas da construção, mas eles ainda pesam no bolso.











O boxe é o maior culpado por infiltrações domésticas. Em casas, o problema torna-se visível, normalmente, no rodapé do cômodo vizinho. Em apartamentos, no andar de baixo. A solução passa pela proteção de toda a área, com cimento ou argamassa poliméricos também nas paredes, até uma altura média de 1,50 m. “Aplica-se o produto em três ou quatro demãos cruzadas, cada hora num sentido”, explica o arquiteto Marcos Moraes, da aplicadora paulista Impermol. Além disso, cuide da dispersão do vapor. “Ele invade outros ambientes, por isso garanta a boa circulação de ar no espaço”, conta Vicente Panizotto. Dentro do ralo, recorra a uma tela estruturante entre as camadas de impermeabilizante. Ela deve descer cerca de 30 cm para garantir o isolamento. No vaso sanitário, atente à vedação na entrada de água e na saída do esgoto. 


Ambientes internos aceitam soluções leves (como argamassas), pois não sofrem com contrações e dilatações da exposição ao clima. 


“Na cozinha, o ponto que mais requer atenção é a junção entre piso e parede. Se mal instalado, o rejunte não impedirá a água de atravessar o contrapiso”, fala Alexandre Rodrigues. Aqui, a saída é aplicar cimento ou argamassa polimérica no solo e subir pela lateral do rodapé até 20 ou 30 cm. No frontão da pia (encontro entre a bancada e a parede), ocorrem infiltrações por falta de rejuntamento correto. Produtos de vedação (como silicone líquido ou em pasta) protegem as frestas e evitam a passagem da água. A mesma solução serve para barrar a entrada da chuva em paredes com janelas ou basculantes. Vale lembrar que, do lado de fora, a parede pede impermeabilização até a altura em que a chuva bate – cerca de 1,80 m em casas térreas com beiral. Em edifícios, o cuidado precisa ser feito previamente em todas as faces da construção. 






Na área de serviço dos apartamentos novos, nem sempre há ralos. “É um jeito de dizer que não se deve lavar o espaço com baldes de água”, interpreta Alexandre Rodrigues, da Anchortec Quartzolit. No entanto, como esse é um hábito arraigado, a água que não escoa cria pontos de infiltração. A saída mal colocada da máquina de lavar também dá problema. Dimensionar o cano de forma a impedir vazamentos soluciona a questão. Em imóveis antigos, aplique cimento ou argamassa polimérica subindo pela lateral do rodapé por mais 30 cm.

Nenhum comentário:

Postar um comentário