sexta-feira, maio 25, 2012

Torre de transmissão de TV mais alta do mundo é inaugurada no Japão

Com projeto assinado pelo arquiteto Tadao Ando, Tokyo Sky Tower tem 634 metros de altura

Com 634 metros de altura, a maior torre de transmissão de TV do mundo segundo o Guinness, o livro dos recordes, foi inaugurada hoje no Japão. A construção da Tokyo Sky Tree, localizada na cidade que lhe dá nome, foi finalizada em fevereiro deste ano e tem seu projeto assinado pelo arquiteto Tadao Ando, com construção da Obayashi Corporation.




A Sky Tree foi construída com base na arquitetura japonesa de edifícios como Taipei 101. Sua estrutura central é feita de concreto armado, com um pilar central e pisos independentes, o que minimiza o impacto de terremotos. Já as fachadas são compostas de molduras de aço conectadas à coluna central.

O pilar central foi construído através do sistema de fôrmas trepantes, que possibilita a execução mais rápida. Nas fundações, a construtora utilizou um sistema de estacas escavadas, com estrias, para ajudar na sustentação da torre.

A base da torre tem um formato triangular, que vai se arredondando de acordo com a altura. Aos 350 m está o primeiro observatório, com três pavimentos, e 100 m acima está o segundo, com dois pavimentos e corredor circular.

O projeto de iluminação, feito por Hirohito Totsune, possui conceitos da cultura japonesa. Um dos lados da torre é iluminado com somente uma cor. Do outro lado, a torre fica dividida em segmentos, cada um com uma cor.

As obras da Tokyo Sky Tower começaram em julho de 2008, com investimento de 60 bilhões de ienes, equivalente a US$ 734 milhões. O complexo do qual a torre faz parte também terá um centro comercial e mais de 300 estabelecimentos.

Cerca de oito mil pessoas compraram entradas para visitar a torre hoje, dia de sua inauguração. Até 10 de julho, só serão vendidas entradas que dão acesso ao primeiro observatório.

Projeto de iluminação é de Hirohito Totsune


Torre possui dois observatórios

Fonte: Piniweb

Nenhum comentário:

Postar um comentário