segunda-feira, junho 11, 2012

CASA GEOMÉTRICA FAZ REVERÊNCIA À PAISAGEM





Pouco mais de cem imóveis fazem de Glen Echo, a menor cidade do Estado de Maryland, nos EUA, um refúgio do estresse e da correria das metrópoles – isso a apenas 30 minutos da capital, Washington. O escritório do arquiteto Robert Gurney aproveitou o local, de natureza quase intocada, para projetar uma casa onde a arquitetura faz reverência à paisagem arborizada que a cerca.

Os espaços da residência são integrados ao terreno, com os dois andares tendo vista privilegiada para o rio, enquanto a encosta recorta o outro lado da construção. O projeto ficou mais dinâmico com o desenho de dois volumes distintos, unidos por uma ala de vidro sobre um espelho-d’água. O formato perpendicular faz com que as estruturas se cruzem, apesar de separadas, tornando o anexo tão importante como a área principal.

O uso dos materiais também reforça a relação e o fluxo entre os ambientes. Toda a extensão em volta do terraço é envidraçada e aberta para a piscina com borda infinita. A luz natural pinta os interiores nesta área – janelas largas fazem as vezes de paredes, recortadas por estruturas metálicas geométricas que, de longe, parecem até retiradas dos quadros de Piet Mondrian. No segundo pavimento, madeira, concreto e pedras dividem a função de encaixotar e proteger a área mais privada da casa.








































Fonte: Casa Vogue

Um comentário: