sexta-feira, agosto 31, 2012

Aqua Building


O Aqua Building, em Chicago, é um edifício que impressiona pelo seu tamanho, sua arquitetura incrível e pela história de sua construção



A arquitetura do Aqua Building, em Chicago.

Com 86 andares, o Aqua Building foi projetado pela arquiteta Jeanne Gang, fundadora e presidente da Studio Gang Architects. É o prédio mais alto do mundo projetado por uma mulher e o mais premiado – foi considerado o arranha-céu de 2009 pelo Emporis Skyscraper Award e ainda esteve na lista dos edifícios laureados pelo Highrise Award, um prêmio bianual que escolhe o melhor da arquitetura.

Com 86 andares, o Aqua Building é um dos mais marcantes arranha-céus de Chicago, cidade que já é conhecida mundialmente por sua arquitetura incrível.

Mas o que realmente chama a atenção não são os prêmios do Aqua Building e sim a sua arquitetura incrível e diferente de tudo que existe. Para capturar a vista dos vários marcos arquitetônicos de Chicago, Jeanne estendeu as varandas em quase quatro metros, só que as projetou em formatos irregulares e ondulados. A intersecção das varandas com o vidro dá a impressão de que o prédio é uma grande onda de 262 metros de altura.


A Aqua Tower em meio a outros edifícios e com vista do Jay Pritzker Pavilion, no Millenium Park. Com visão privilegiada de muitos lugares históricos de Chicago, a arquiteta Jeanne Gang decidiu-se por sacadas compridas e curvilíneas.

Essencialmente residencial, o Aqua Building oferece 5.000m² para escritórios de empresas, 215 quartos de hotel que ocupam os primeiros 18 andares, 476 apartamentos e 263 lofts. Somando tudo, o prédio tem 86 andares, sendo o primeiro a combinar diferentes tipos de uso.

As sacadas do Aqua Building são os principais ingredientes da arquitetura do edifício. Curvas, pasam o efeito de que o prédio é uma gigantesca onda de 250 metros de altura.

Seguindo um saudável costume que se espalha cada vez mais pela arquitetura de Chicago, o Aqua Buildingdestinou o topo de seu prédio para a construção de um bonito jardim a céu aberto, com canteiros de flores, gazebos, piscina, banheiras de hidromassagem e até mesmo uma pista de corrida. A sustentabilidade também foi uma preocupação do projeto: os apartamentos foram aproveitados para aproveitar ao máximo o sol e as sombras, reduzindo custos com energia elétrica e ar condicionado. A água também é reaproveitada da chuva. O Aqua atualmente busca a Certificação LEED (traduzido do inglês, “Líder em Energia e Design Sustentável), título conferido a importantes edifícios, como o Empire State Building, em Nova York.

O Aqua Building é o prédio mais alto e mais premiado do mundo a ser construído por uma mulher, Jeanne Gang.

Nenhum comentário:

Postar um comentário