quarta-feira, agosto 08, 2012

Do teto ao chão, é tudo de vidro


Material domina cada detalhe da Glass House

Imagine viver em uma casa onde não apenas as paredes, mas o teto, os pisos, a estante, a mesa de jantar, as cadeiras e, até mesmo, os degraus da escada são todos de vidro.

Alguém imaginou. Pois essa casa existe e fica em uma propriedade rural próxima a Milão, na Itália. Ela é a primeira de uma série de residências que o escritório italianoSantambrogio pretende erguer nos próximos anos. O plano tem um (óbvio) objetivo: vender vidro. Mas não qualquer vidro.

O material que estrutura a casa foi criado pelo arquiteto Carlo Santambrogio, sócio do escritório, que divide a autoria com o também designer milanês Ennio Arosio. O vidro temperado, que pode ser usado tanto em áreas externas quanto em móveis e objetos, tem tom azulado, espessura de 30 mm e transparência de quase 100%.


No caso da morada-protótipo, porém, privacidade não é problema. A residência é rodeada por um denso bosque de milhares de metros quadrados. Além disso, foi o proprietário quem teve a ideia de solicitar uma casa toda envidraçada...

Nem tudo ali é desconfortável. Entre os pouco itens internos que não são feitos apenas de vidro, estão o sofá e a cama. Ou você se sentiria à vontade sentando ou deitando sobre uma superfície que pode se estilhaçar em milhares de caquinhos?

A primeira réplica da Glass House já está em construção, na França, perto de Paris. Em breve, Londres também poderá ganhar uma delas, assim como Nova York. Os arquitetos, afinal, recentemente abriram showrooms nas duas cidades.



Nenhum comentário:

Postar um comentário