quinta-feira, agosto 09, 2012

Estudo de caso - Living


O MOSAICO português confere aspecto contemporâneo e surpreendente a esta parede da sala de jantar. As pedras foram colocadas uma a uma, manualmente, assentadas com cimento e junta seca. A iluminação cênica garante o destaque.


" Destaque do projeto é a integração entre salas de jantar e estar, bar e varanda, concebida para os proprietários receberem amigos "Rafael Grinberg Costa


Ter um bar na sala de casa era um dos desejos dos moradores deste apartamento na Chácara Flora, bairro na zona sul da cidade de São Paulo. Não um bar qualquer, mas que tivesse a dose exata de elegância e descontração para espelhar o estilo e os gostos de seus proprietários e fosse, ao mesmo tempo, perfeito para receber amigos. Além disso, o espaço deveria se integrar aos demais cômodos sociais do apartamento. Área de estar ampla e confortável com bar descolado: alguém pensou em festa?

O arquiteto Rafael Grinberg Costa foi chamado para adequar os 200 m2 do imóvel às necessidades dos proprietários. Comprado na planta, o apartamento tinha um desenho-padrão, com duas suítes e dois quartos simples. Um deles, o que ficava mais perto da sala de estar, perdeu sua função original. As paredes divisórias foram demolidas para aumentar o espaço do living e agregar o home theater. O espaço destinado originalmente à sala de jantar ganhou um bar, com balcão de marcenaria projetado sob medida (o cachepô embutido é puro charme), banquetas e nicho para bebidas fixado na parede. Ao lado, um tabuleiro de dardos faz parte da decoração, ao mesmo tempo que convida à brincadeira.

O quarto de empregada era outro cômodo que não teria lá grande serventia para o casal. Demolida uma parede, ele foi parcialmente aberto também para o living e virou um escritório. De pequenas dimensões, sim, mas com móveis claros e planejados que deixam o cômodo mais confortável e nada claustrofóbico, garantindo o espaço para a exposição de fotos e lembranças de viagens.




OS FILETES DE MADEIRA que revestem o painel do home theater foram colados à parede e, depois, lixados para assegurar uniformidade. O acabamento foi feito com resina à base de água, que não deixa cheiro e é considerada material sustentável.


DEMOLIDA A PAREDE QUE, na planta original, separava um dos quartos da sala de estar, surgiu espaço na área social para instalar o home theater. Com o bar, o living ganhou, assim, o terceiro ambiente, além das salas de jantar e estar.




Enquanto o piso de porcelanato entregue pela construtora foi mantido, algumas paredes ganharam acabamento para lá de incomum: mosaico de pedras portuguesas, material geralmente usado em pisos de áreas externas. No lavabo, as pedras instaladas artesanalmente receberam demão de tinta marrom, a título de acabamento. Na parede do fundo da sala de jantar, é a iluminação cênica, com lâmpadas direcionadas que formam desenhos sobre a superfície irregular, a responsável pelo belo efeito visual.

Por falar em iluminação, a mistura entre pontos diretos e indiretos que podem ser acendidos independentemente garante conforto visual. Lâmpadas LED e do tipo AR equilibram as demandas por eficiência energética e beleza. Embutida no cortineiro, a mangueira de LED derrama sua luz pelo tecido de voil da cortina, o que dá um toque suave e acolhedor ao living. No corredor de circulação, balizadores embutidos na parede guiam o caminho sem exigir iluminação a partir do teto.



Mais um mosaico
Voltando à área social, há outro arranjo digno de ser notado: o painel de filetes de madeira que serve como suporte para o home theater. Coladas, as minitábuas foram lixadas e receberam acabamento de resina à base de água, que não deixa o cheiro característico dias e dias depois da aplicação. O painel está cercado por nichos de marcenaria projetados sob medida. Outro recurso que dá um clima jovem, descontraído e - por que não? - festivo ao apartamento.



INTEGRADO ÀS SALAS DE ESTAR E JANTAR, o bar ocupa o espaço que pertencia à sala de jantar na planta original. Itens de coleção como o painel de dardos e o tabuleiro de xadrez compõem a decoração, bem como a planta no cachepô embutido na bancada.





Da planta-padrão da construtora, com duas suítes, dois quartos simples e um de empregada, o arquiteto Rafael Grinberg Costa fez o apartamento com living amplo e integrado. Foram demolidas as paredes do quarto que ficava junto à sala de estar, para dar espaço ao bar na área social, e do de empregada, que virou escritório. Além das alterações no espaço, soluções de design de interiores, como o uso de pedras portuguesas na parede, chamam a atenção.


AS PEDRAS PORTUGUESAS foram usadas também no acabamento das paredes do lavabo. Aqui, foram pintadas com tinta em tom marrom-escuro.


Confira quem fez:

Arquitetura: RGC Arquitetos Associados
Cortineiro: Mirale Decorações
Iluminação: Lumicenter
Marcenaria: Mager
Móveis: Casual
Móveis planejados: Todeschini
Obra: Salos Caze Construtora
Tintas: Sherwin-Williams


Fonte:  http://revistacasaeconstrucao.uol.com.br/ESCC/Edicoes/83/artigo261583-2.asp






Nenhum comentário:

Postar um comentário