segunda-feira, setembro 24, 2012

Derrubar paredes cria apartamentos amplos e integrados





Surgidos em Nova York na década de 1970, os lofts revolucionaram a arquitetura ao abolir as divisões entre cômodos e criar amplos espaços integrados. Inicialmente o conceito só se aplicava a antigos galpões transformados em residências, mas hoje é cada vez mais comum ver apartamentos tradicionais em que as paredes são derrubadas para ampliar o espaço útil do imóvel.

Esse tipo de planta garante fluidez ao ambiente, principalmente se os móveis certos forem usados para organizar o espaço. Existem duas opções: utilizar os próprios móveis para dividir o ambiente em subáreas ou transformar tudo em uma grande sala.

Se o apartamento for pequeno, vale a máxima “menos é mais”. “O melhor neste caso é assumir que o lugar é pequeno e investir em um sofá grande em vez de vários moveizinhos. Isso garante que o espaço seja melhor aproveitado e o cômodo não fique atravancado com obstáculos” Se a ideia é economizar espaço, outra boa alternativa são os móveis de dupla função, como uma mesa de centro que tenha prateleiras ou que encaixe um pufe na parte inferior.

Outra dica é manter a unidade na decoração e na cor e não esquecer dos acessórios. “Cores claras ampliam o ambiente, o que é ótimo para locais pequenos. Se for para dar cor, o melhor é eleger uma parede só, e deixar o resto com uma base neutra para não carregar o ambiente. Tem que ter cortina, caso contrário a sala fica pelada, mas pode ser algo mais leve”

Prós e contras
Nem tudo são flores, no entanto, para quem derruba paredes. Se, por um lado, se ganha espaço, por outro, se perde a privacidade. . “Vale a pena se a pessoa mora sozinha e não tem empregada diariamente. Mas tem que ter cuidado com a cozinha para não acabar com cheiro de bife na fronha”.

















Nenhum comentário:

Postar um comentário