terça-feira, outubro 02, 2012

Milão ganha ‘o maior jardim vertical’



Milão ganha ‘o maior jardim vertical’
Com 1.263 m², ele ocupa fachada de shopping



Um shopping center da cidade de Rozzano, próxima a Milão, na Itália, acaba de reivindicar um recorde no mínimo inusitado: possuir o maior jardim vertical do planeta. Com mais de 44 mil plantas em sua composição, a cerca viva gigante tem exatos 1.263 m² de área.

Não se trata de um muro em que as espécies foram plantadas – toda a fachada do shoppingIl Fiordaliso foi forrada com a vegetação, transplantada de um viveiro para lá. A obra, desenhada e supervisionada pelo arquiteto Francisco Bollani, levou 90 dias para ser executada.

O revestimento em si parece ser composto por terra, mas a estrutura esconde milhares de vasos – encaixados uns nos outros – que sustentam as plantas. O custo total para que esta engenhoca pudesse ser erguida, porém, é compatível com sua grandiosidade: € 1 milhão.

Além da beleza, o jardim vertical possui, claro, algumas funções: ao reduzir a incidência de luz natural, ele regula a temperatura interna do shopping, diminuindo a necessidade do uso de ar-condicionado. Além disso, o ruído interno e a poluição do ar também diminuem, fazendo do centro de compras um ambiente menos maçante do que de costume.









Nenhum comentário:

Postar um comentário