quinta-feira, novembro 15, 2012

A ciência a favor dos revestimentos

Usabilidade, design e tecnologia aliados compõem ambientes totalmente livres de ácaros, bactérias e outros micro-organismos indesejáveis

CARPETE URBAN RETREAT, da Interface, produzido com nylon, conta com material reciclado em 80% de sua composição, sendo 100% reciclável. Possui proteção antimanchas e antimicrobial e vem com 15 anos de garantia




LUKSCOLORAcrílico Premium Plus, linha Luksclean AntiBactéria


O avanço tecnológico trouxe ao mercado de decoração e construção algumas vantagens antes inimagináveis. Para o ramo de revestimentos, por exemplo, atributos como superfícies não inflamáveis, alta resistência, emendas imperceptíveis ao olhar rigoroso dos arquitetos, flexibilidade das formas e tratamento antibacteriano podem ser considerados verdadeiras revoluções quando comparados ao que se encontrava poucos anos atrás.





Algumas dessas revoluções são as superfícies sólidas minerais (SSM). Lançadas no Brasil no fim da década de 80, tendo como primeiro representante o Corian®, da Du Pont, desde então elas só ganharam espaço, podendo ser encontradas em mobiliários de cozinha, banheiro, espaços decorativos e até em paredes inteiras internas, graças à sua facilidade em assumir formas diversas. Como qualquer outro material, essas superfícies sólidas passaram por avanços em sua composição e, hoje, além de todas as vantagens acima listadas, é possível encontrá-las também com acabamento antibacteriano. Ideais principalmente para as bancadas de cozinha, pelo seu constante contato com os alimentos.



Modelos como o Surell®, da Serplac, e o próprio Corian® podem ser indicados para hospitais, clínicas e laboratórios, por sua porosidade nula, entre outras características, impedindo a proliferação de micro-organismos. Segundo a empresa fabricante, embora o produto seja resistente a impactos, queimaduras e riscos, no caso de dano, este pode ser facilmente reparado, por se tratarem de placas resinadas.


BANCADA COM CUBA de pia e tanque inteiriça, feita com superfície sólida mineral, modelo Surell Solid Surface, da Serplac








Bactericidas e antimicrobiais
Com os pisos não é diferente. Embora os carpetes em tecido dividam, cada vez mais, espaço no mercado com os novos modelos de revestimentos, eles sofreram avanços significativos. Entre eles, as características bactericidas e antimicrobiais, que, trocando em miúdos, diferem-se entre revestimentos com aditivos combativos e fibras sintéticas tratadas que impedem a proliferação de micro-organismos, respectivamente.



Tecidos como o Urban Retreat (foto), da Interface, para aplicação em carpetes, possuem uma solução livre de metais pesados, que é incorporada à base do produto, atuando tanto nas fibras como no próprio forro que se mantém em contato com o piso. Isso impede o crescimento de fungos, mofo e evita a reprodução de bactérias, agindo como um inibidor. Segundo Reinaldo Schwarz, coordenador da Interface na América Latina, “o produto agrega em sua composição a tecnologia Solution Dyed, que impede a descoloração quando exposto à luz natural ou artificial e ainda o protege contra manchas”.



Os pisos cerâmicos da Eucatex engrossam a lista de produtos do gênero e contam com a tecnologia Bacterban®, uma proteção desenvolvida pela empresa que, além de ser hipoalergênica, inibe o crescimento e a reprodução de fungos e bactérias na sua superfície.




BANCADA feita de laminado de alta pressão com tecnologia antibacteriana, modelo Protec, da Pertech





BANCADA LATERAL inteiriça com cuba, feita com superfície sólida mineral, modelo Surell Solid Surface, da Serplac






Tintas protetoras
No ramo de tintas, os lançamentos disponíveis no mercado variam, também, entre antimicrobiais e bactericidas, com modelos que combatem o mofo e a proliferação das principais bactérias responsáveis por infecções hospitalares, de pele e alimentares, além de alergias. Como é o caso das Pseudomonas aeruginosa, Staphylococcus aureus, Salmonella choleraesuis e Escherichia coli, por exemplo. Essas bactérias são comuns em ambientes úmidos e se proliferam muito rapidamente, atacando as vias respiratórias, urinárias e até o sistema sanguíneo.



Segundo a fabricante Iquine, as tintas da linha Diacryl podem ser aplicadas diretamente na superfície afetada, ou seja, já com focos de mofo e fungos. Aconselha-se apenas limpar a região a ser pintada para nivelar e dar uniformidade ao acabamento.












MODELOS DE REVESTIMENTOS cerâmicos que simulam madeira, Evolution, Family e Decore, respectivamente, produzidos pela Eucatex




TINTA ANTIBACTERIANAutilizada no quarto infantil, linha Acrilico Fosco AntiBactéria, da Suvinil. Cor Lilás
IQUINE ACRÍLICA STANDARD, linha Diacryl Antimofo




TINTAS ANTIBACTERIANAS Diacryl, da Iquine, nas cores Stella Maris e Areia, aplicadas na sala e no quarto, respectivamente

fonte: http://revistacasaeconstrucao.uol.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário