terça-feira, maio 07, 2013

Ladrilho Hidráulico




Processo de fabricação


O ladrilho é uma placa de cimento, areia, pó de mármore e pigmentos com superfície de textura lisa que possui alta resistência ao desgaste, usado para acabamento de paredes e pisos. Seu nome deriva do processo de fabricação onde a cura se dá na água, sem qualquer processo de queima. É produzido em formato quadrado, de 20 x 20cm, com espessura variável de 18 a 20mm, variação característica de um produto artesanal.


Tem formato plano, desempenado, esquadriado, sem fendas, uniforme; possui arestas vivas e tem a face de uso com acabamento liso e cores firmes. Oferece mais de 300 modelos com padrões geométricos, florais, art déco, art nouveau e desenhos contemporâneos.











Colocação

Na véspera da colocação, orienta-se chapiscar a face inferior do ladrilho com cimento e areia a fim de obter maior aderência. Não é necessário submergi-lo na água, apenas molhar com uma trincha. Assentar sobre argamassa gorda de areia, cimento e cal com, no mínimo, 3 cm de espessura. Nivelar com uma régua de alumínio deixando uma junta de 2 a 3 mm. Nunca bater com martelo de borracha, pois, além de marcar as peças, pode fissurá-las ou trincá-las. Essas pequenas fissuras ficarão evidentes no uso. No caso de respingos de argamassa na peça, limpar imediatamente com uma esponja limpa umedecida com água. Se a argamassa secar, retirar usando lixa d'água 200.


Após 48 horas do assentamento, rejuntar com pasta de cimento, água e corante ou com rejuntes prontos, utilizando uma espátula de plástico flexível.


Limpeza e manutenção

Ao final do processo de colocação, limpar com escova, água e sabão de coco. Para a manutenção diária, recomenda-se aplicar cera líquida à base de silicone.


Nunca usar quaisquer tipos de ácidos para a remoção de sujeiras.

Fonte: http://fabricademosaicos.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário