segunda-feira, dezembro 31, 2012

Muxarabiês


Significado de Muxarabiê


s.m. Tipo de mata-cães construído acima das entradas de fortificações, com o intuito de impedir o acesso (séc. XVI).
Balcão mourisco protegido em toda a altura da janela por treliça de madeira através da qual se pode ver sem ser visto. (Os muxarabiês, trazidos pelos portugueses para o Brasil, ainda hoje podem ser vistos em residências baianas e mineiras do tempo colonial). (O mesmo que muxarabi.)


Há quem chame de treliças, brises ...
.
Também são chamados de muxarabis.



Por definição, Muxarabiê é uma treliça de madeira, a fim de assegurar ventilação e sombra e, também, de poder olhar para o exterior sem ser observado.

Tem influências árabes e foi trazida para o Brasil pelos portugueses. Marcou muitas casas colôniais e no nordeste sofreu até adaptações, onde a madeira foi substituida por palha trançada e passou a ser chamado de urupema.

Uma estrutura de ripas (4 cm) de cumaru amparada em perfis metálicos (a 1,80 m da parede) sombreia a frente da casa e dá privacidade ao hall envidraçado. A armação, com espaços também de 4 cm, cria um jogo de luz e sombra na fachada voltada para sudoeste. A moradia paranaense traz a assinatura do arquiteto Guilherme Torres. Carpintaria da RG Esquadrias, estrutura metálica da Serralheria Megon.



Restaurante Dalva e Dito por Marcelo Rosenbaum



Janelas de treliça




A origem árabe dos muxarabis, onde as mulheres podem ver o lado externo sem serem vistas.



E agora a Casa Muxarabiê, em Diamantina. Dá pra imaginar a Chica da Silva ali, observando quem passa, sem ser vista por ninguém. Pode-se dizer que muxarabiê era o vidro fumê daquela época.






Nenhum comentário:

Postar um comentário