segunda-feira, janeiro 07, 2013

Integrar a piscina à varanda





A casa está voltada para o pátio central, que conta com piscina, prainha, pérgola com espaço de relaxamento e a estrela do local: uma grande varanda onde os proprietários recebem os amigos e se divertem. Com 35 m², a piscina planejada pela paisagista Paula Bergamin e pelo arquiteto Mario Natal tem refletores subaquáticos equipados com cabos de fibra ótica e iluminadores com lâmpadas de vapor metálico. A parte interna foi revestida com cerâmica Brennand azul, enquanto a borda recebeu seixos brancos.


Poucos passos a separam da piscina. Basta levantar e dar aquele mergulho em questão de segundos. Se bater vontade de descansar, no entanto, é só sair da água e escolher uma poltrona confortável. Essas são apenas algumas das vantagens de integrar a piscina à varanda. Tudo fica mais fácil, rápido e prático. "É uma ótima solução para quem deseja estender a área de lazer", comenta a paisagista Paula Bergamin. Sem dúvida, o ganho de espaço é o principal benefício. Porém, a vista privilegiada é outro quesito que aparece na lista de motivos para se investir nessa ideia.


O posicionamento dos dois componentes deve ser estratégico: é importante planejar áreas de circulação e deixar o projeto harmônico. Os traços da piscina devem seguir o partido arquitetônico da casa, pois não podem destoar. As cores também têm de estar em harmonia, bem como o paisagismo.
A piscina se destaca na casa planejada pela arquiteta Gilda Meirelles, que apostou em grandes panos de vidro. Dessa forma, a vista para a área de lazer ficou garantida. O modelo contorna o projeto e, ao passar pelo salão de jogos e pelo living, se transforma em espelho-d'água. O truque foi uma maneira de integrar os dois ambientes, conectados por uma ponte de madeira itaúba. A piscina conta ainda com uma raia de 25 m, ideal para a prática de natação e biribol (um dos esportes preferidos dos proprietários).



A piscina foi disposta na fachada norte, integrada ao deque de madeira - uma varanda mais do que especial. O projeto, de autoria de André Luque, tem formato de raia e é ideal para praticar natação. O brise metálico, mesmo material usado para compor a estrutura da morada, dá um toque contemporâneo e ainda ajuda a controlar a incidência de luz solar. Para contrastar com os tons neutros, o profissional optou por pastilhas azuis (Jatobá) no interior da piscina.


As possibilidades para quem decidir apostar nessa integração de ambientes são inúmeras - há opções para todos os gostos. Uma delas é deixar a piscina invadir um pouco a varanda, para garantir uma sombrinha nos dias mais quentes. Outra dica é prestar atenção durante o desenvolvimento do projeto e planejar a varanda totalmente voltada para a área de lazer, mesmo que haja um espaço entre as duas. Esse local é perfeito para organizar refeições ao ar livre a aproveitar os dias quentes, pois o verão vem aí!


A decoração é mais um ponto importante: vale combinar os móveis usados à beira da água com os da varanda. Como sempre, espreguiçadeiras são bem-vindas e fazem a alegria de quem está de férias ou quer apenas descansar em grande estilo.



Localizada em Ibiúna (SP), esta morada é um excelente destino para quem deseja repor as energias. Vale começar os dias de folga com um bom mergulho na piscina integrada à varanda. O modelo tem borda e prainha de concreto atérmico (Castelatto) e deque de madeira cumaru. A parte interna recebeu pastilhas cerâmicas de 5 x 5 cm (Jatobá) na cor Verde Antilhas. Carina Mattievich, arquiteta responsável pelo projeto, reformou a casa e criou esta área de lazer. "Mantive a antiga construção, mas busquei uma nova área para a piscina", comenta.


Inicialmente, a casa, planejada pelo arquiteto André Luque, foi construída para fins de semana. Porém, os moradores gostaram tanto que acabaram fazendo dela o seu lar permanente. A piscina em L é um dos destaques e ficou totalmente integrada à varanda. Seu banco submerso é ideal para relaxar ou bater papo entre amigos. Portas de correr de vidro separam o espaço da sala de estar. O interior da piscina foi revestido com pastilhas (Jatobá). O deque de madeira ao lado abriga churrasqueira, forno de pizza e bancada de apoio.


 
Com 105 m², a piscina é a grande estrela da casa projetada pela arquiteta Myrna Porcaro. O deque posicionado em frente à morada oferece uma vista de tirar o fôlego para a paisagem mineira. As águas acompanham os traços da fachada e ainda parecem abraçar o pilar de concreto que faz parte da sustentação da residência. Os materiais usados para revestir o espaço são resistentes e sofisticados: granito foi colocado na borda, enquanto pastilhas de vidro (Glass Mosaic) cobrem o interior. A fonte luminosa, a spa acoplada e passarelas de granito (MG Mármores), que permitem a passagem do deque para a varanda.

fonte: http://revistacasaeconstrucao.uol.com.br/ESCC/Edicoes/89/artigo275215-2.asp

Nenhum comentário:

Postar um comentário