sábado, abril 13, 2013

Uma casa sustentável de vidro e madeira


Luz e integração são apostas de arquiteto francês.






Se Paris é a Cidade-luz, nada mais propício do que projetar uma casa aberta ao espetáculo daquela metrópole. É o caso da CK06, assinada pelo arquiteto franco-argentino Pablo Katz. Com uma de suas fachadas revestida de vidro, o traço dominante no desenho foi criar uma residência que unisse a sustentabilidade à estética de estilo contemporâneo.

Os donos expressaram o desejo de viver em uma morada que estivesse em sintonia com o que havia de mais moderno. A intenção foi incorporar ao lar o melhor da tecnologia, porém, de forma ecológica e inteligente. Foi a partir daí que Katz idealizou uma casa que abraçasse uma busca constante pelo bem-estar, enxergando na concepção do projeto mais do que apenas o cumprimento de um pedido, mas, sim, a promoção de um estilo de vida.

Um elemento marcante da CK06 é a fluidez dos espaços, projetados de forma altamente integrada. Aqui, a luz é protagonista e tem seu papel facilitado pelas janelas generosas e pela boa conexão entre os ambientes. Segundo o conceito do arquiteto, a dinâmica de luz e espaço é de extrema importância por se traduzir nas sensações e emoções dos moradores, influindo dessa maneira no seu bem-estar.


Do lado de fora, a CK06 assume a forma de um cubo de madeira e vidro encaixado numa base de pedra. No térreo, estão a cozinha e a sala de estar, de pé-direito duplo. O primeiro piso engloba a suíte máster e um escritório com vista para a sala abaixo. O último andar, território das crianças, tem a forma de um sótão com fachadas de vidro. No teto, a vista deslumbrante de Paris e um jardim que dialoga com a proposta sustentável do projeto.

A decoração é minimalista, seguindo o preceito de Katz de que cada elemento de uma casa tem função e lugar específicos. As peças são poucas, porém, marcantes, a exemplo da luminária Fortuny, de Mariano Fortuny y Madrazo. Assim não há na CK06 redundâncias ou escolhas não justificadas. Apesar de feita para integrar-se ao entorno, a vida e identidade inerentes à casa francesa impedem que ela se perca na série de residências à sua volta.











Fonte: Casa Vogue v 

Nenhum comentário:

Postar um comentário