segunda-feira, maio 27, 2013

Branco no preto


Belíssimo projeto!!

O desafio de usar a cor preta como base resultou em um projeto diferenciado de loft, em que o permanente contraste com o branco e as formas geométricas do mobiliário fazem uma releitura da mais pura tradição Op-Art




Para projetar esse loft de 100m², o designer de interiores Francisco Cálio buscou inspiração no movimento Op- Art, sem abrir mão do minimalismo contemporâneo que faz parte de seus projetos.


Em reuniões com o proprietário para levantamento de necessidades e definição do projeto, lançou-se um desafio quanto ao uso da cor preta, cuja escolha ficou por conta do profissional e foi seu ponto de partida. Ela está presente em todas as paredes, contrastando com o piso, de resina branca, e ambas as cores se alternam no mobiliário de formas puras, geométricas, composto também por peças de época e outras de estilo. Complementando os ambientes, um trabalho cuidadoso de marcenaria, com peças projetadas por Cálio.


"As paredes originais do apartamento foram derrubadas para propiciar a abertura de ambos os lados do living", revela Cálio. "No centro foi colocado o home theater, e os demais ambientes gravitam ao seu redor. No mezanino, uma suíte master para o repouso do proprietário, um jovem empresário com vida social muito ativa e que adora receber os amigo". O acesso ao mezanino se dá por uma belíssima escada de freijó linheiro natural, que, projetada pelo designer, parece flutuar no ambiente.


"A circulação generosa e o projeto de iluminação adequado ao uso de preto em todas as paredes permitiu um resultado final charmoso, elegante e cheio de luz" 
Francisco Calio, arquiteto 



DETALHE DA ABERTURA do jantar para o living, o primeiro com com mesa Saarinen preta e cadeiras Bertoia, de estrutura cromada (São Bernardo Móveis). Destaque para a luminária pendente da (Dominici), dos anos 60. Os degraus da escada fazem uma espécie de cobertura para a sala de jantar, dando a impressão de flutuar sobre ela. O piso branco, Resinfloor (Duratex), reflete e multiplica os pontos de luz. 




A ILUMINAÇÃO é regulável e cria efeitos diversos no ambiente, cujo destaque é a poltrona anos 50, na tonalidade berinjela, pequeno ponto de ruptura do preto e branco dominante em todo o loft. Sobre o estofado em chenille preto, almofadas de seda em branco e rosa-antigo, e a mesa de centro exibe laca branca e aço inox. 

SIMETRIA NA COMPOSIÇÃO de poltrona Charles Eames em acrílico transparente e cubo em mármore preto, sobre o branco do piso Resinfloor (Duratex). O tapete (Punto e Filo) na cor fendi contrasta com a leveza do voile na cortina (Viviane Catelan). Ao fundo, tela de Kris Palo. 

A praticidade na limpeza e manutenção foi determinante na escolha dos acabamentos empregados - como o piso em resina branca Resinfloor (Duratex), a pintura preta acrílica (Suvinil), tapetes em nylon e aço inox na estrutura do mobiliário -, uma vez que a moradia é totalmente voltada para o intenso convívio social.


"Também podemos observar nesse projeto uma circulação generosa, obtida pela disposição estratégica do mobiliário, e um projeto de iluminação adequado que, mesmo aplicado em ambientes com preto em todas as paredes, permitiu um resultado final charmoso, elegante e cheio de luz", finaliza o designer.



NO MEZANINO, o guarda-corpo da escada vira uma mesa de escritório. O freijó linheiro natural aquece o contraste de branco e preto do hall, visto de cima. 


Confira quem fez

Projeto de arquitetura: Francisco Cálio
Móveis: São Bernardo Móveis, Dargham Home
Iluminação: Classic
Estofamento e tapetes: Punto e Filo
Piso: Resinfloor (Duratex)
Cortina: Viviane Catelan 

Um comentário: