sexta-feira, agosto 23, 2013

10 lareiras para esquecer o frio


Porque o Brasil também tem espaço para elas


Moramos num país tropical, sim. Mas as temperaturas baixas dos últimos meses têm despertado em muitos o desejo de ter em casa aquele que é o elemento mais icônico de países frios: a lareira. Quem alimenta esse sonho de consumo pode buscar inspiração nos dez projetos abaixo. São diversos estilos e propostas, mas todas com o mesmo intuito - o de esquentar a decoração!


1. De mármore, com arte


Simples e elegante, esta lareira tem como ponto focal o frontão de mármore Thassos de 50 cm de largura. O estar da casa em São Paulo é amplo e com pé-direito alto, o que permitiu que a designer de interiores Camila Dias Domingues criasse um espaço contemporâneo de traços bem limpos. As linhas retas da generosa lareira (1,9 x 1,3 m) dão a base para as aquarelas de Gonçalo Ivo, da Dan Galeria – note que uma delas está desalinhada das demais, garantindo movimento à composição.

_____________________________________________________________________

2. Bem no meio da sala


Mauricio Nobrega foi o responsável pela descontração ds ambientes desta casa, em Pedro do Rio, no Rio de Janeiro. Convidou Chicô Gouvêia para projetar a lareira com base de concreto para o living de 60 m². Espaçosa, ela comporta a colocação de objetos menores de decoração, caso dos dois bowls à esquerda.
_____________________________________________________________________

3. Concreto no frio


Esta casa de inverno em Nannestad, na Noruega, foi reformada pelo escritório Askim/Lantto Arkitekter. A fuga dos padrões conhecidos pode ser observada na sala de estar, que, ao contrário do esperado em ambientes de regiões frias, possui poucos elementos calorosos. Uma exceção é a lareira. Seu exterior é composto pelas mesmas placas cimentícias mal-acabadas das paredes, enquanto a parte interna tem tijolos aparentes. O toque final de charme fica por conta da lenha, dividida entre ambos os lados da lareira.
_____________________________________________________________________

4. Tubo negro


Ao observar as salas de estar e jantar deste lar em Osterlen, na Suécia, é compreensível que os moradores, um casal de aposentados, não queira nunca sair de casa. Com projeto do arquiteto Lars Tjörnby, a morada apresenta uma interessante mistura de referências. Mesmo tendo uma base neutra, em bege e branco, há toques na sala que dão o calor necessário à região, como a lareira, em forma de um moderno tubo preto.
_____________________________________________________________________

5. Oval


Neste apartamento, no Itaim, em São Paulo, Fábio Galeazzo ousou ao inserir uma lareira oval a gás de 90 cm de diâmetro, da LCZ, no centro do living, dando boas-vindas aos amigos e familiares da proprietária que adora receber. A composição ganha ainda mais vida a partir do contraste do branco da lareira e da poltrona com o tapete de listras coloridas.
_____________________________________________________________________

6. Como na Toscana


A arquiteta Ana Maria Vieira Santos usou nesta casa, em Bragança Paulista, no interior de São Paulo, revestimentos rústicos em um projeto inspirado nas casas da Toscana, mas com adaptação para o clima brasileiro. É o caso das pedras moledo selecionadas para compor a parede da lareira com pé-direito de 5,5 m. Na parede do living, tábuas de freijó lavado que revestem toda a parede do living.
_____________________________________________________________________

7. Na esquina do corredor


Quando pensamos na Califórnia, a primeira imagem que vem à mente é a da areia, do mar e do sol. Mas nem só de calor vive o estado costeiro americano. No inverno faz bastante frio em Orange County, por exemplo. Por isso, os arquitetos da WA design equiparam a sala de estar desta casa, na Praia de Stinson, com lareira. O elemento ocupa uma posição pouco convencional no cômodo: o canto de onde nasce o corredor que desemboca na ala íntima da casa. Aqui, o tradicional elemento está integrado à estante de madeira. É como se houvesse uma continuidade entre os dois elementos. O desenho resultante é elegante e atual.
_____________________________________________________________________

8. Centro das atenções


Os olhos vão direto para o fogo da lareira nesta foto de um living cujo décor circula entre o minimalista e o contemporâneo. A horizontalidade da chama impõe respeito e desperta um instinto natural de acolhimento. No sentido contrário, mobiliário e acabamentos formam um conjunto de cores escuras e linhas sóbrias, que denota uma urbanidade universal. O loft, porém, fica em Nova York, e foi projetado em parceria entre a Archi-Tectonics e os arquitetos Ana Sotrel e Brooks Atwood.
_____________________________________________________________________

9. Na varanda


A ambientação da varanda deste apartamento em São Paulo tem lareira a gás embutida num bloco de mármore. O projeto, da arquiteta Karina Afonso, tem diversos elementos luxuosos, como piso de pedra, cores escuras, poltronas de couro e peças de arte. A lareira é o toque de calor que faltava à composição elegante.
_____________________________________________________________________

10. Com vista para a mata


Na parte Norte da Ilha de Kiawah, na Carolina do Sul, nos Estados Unidos, os profissionais do escritório de Christopher Rose projetaram uma morada campestre e contemporânea. Na decoração predominam os móveis modernos, que esbanjam linhas retas precisas. O ponto focal da sala de estar é a imensa lareira de pedra que vai do piso ao teto, e é o ponto onde as esquadrias e o telhado se ancoram.

Fonte: Casa Vogue

Nenhum comentário:

Postar um comentário