segunda-feira, janeiro 27, 2014

Closet projetado, sem desperdício de espaço


Eis o desafio: acomodar roupas, sapatos e acessórios de um casal em um closet de 1,80 x 2 m, sem bagunça nem brigas.


Nada como entregar a tarefa a quem entende do riscado. Com a consultoria de Sérgio Spadari, diretor da Ornare, empresa de armários de alto padrão, chegamos à configuração ideal de um closet para dois adultos, onde prateleiras, cabideiros e gavetas têm sua área e localização meticulosamente calculados. “Projetos sob medida aproveitam todos os cantos, sobretudo na altura, respeitando o físico dos moradores”, diz Sérgio.


Em uma planta de 1,80 x 2 m, até a parede do fundo entra no jogo, ocupada por ganchos para acessórios. O espelho é fixado atrás da porta do ambiente. Já Sandra Pina, dona da SP Organizer, dá as dicas para manter roupas e sapatos acessíveis, procurando não avançar no território alheio. “O espaço da mulher é sempre maior”, avisa.




O abre-alas. Comece pelas medidas mais importantes. Armários para adultos devem ter, pelo menos, 60 cm de profundidade, enquanto a área de circulação não pode ser inferior a 66 cm – sem essa folga, fica difícil abrir gavetas e retirar cabides dos varões. 


Em plantas enxutas, portanto, armários abertos são altamente recomendados. “Uma porta isolando o closet do quarto já reduz bastante o acúmulo de pó”, afirma Sérgio Spadari, da Ornare. Com os pés firmes no chão. Aproveitar toda a altura do ambiente não significa fazer alongamento.


As últimas prateleiras ficam reservadas a malas e peças pouco usadas, armazenadas em caixas ou sacos de tecido. “Faça o revezamento das roupas de uma estação para outra e evite embalagens plásticas, que concentram umidade”, avisa Sandra Pina, da SP Organizer, lembrando que os sacos a vácuo são exceção à regra. Pilhas comedidas. Prateleiras são ideais para roupas dobradas.


Atenção, porém, ao definir a distância entre as pranchas. Cerca de 30 cm é uma altura razoável para armazenar volumosos pulôveres de lã, mas a medida não funciona para malhas finas – pilhas muito altas desabam facilmente. Gavetas para itens pequenos. Elas guardam roupas íntimas, meias, gravatas e bijuterias. Por isso, devem se localizar da linha da cintura para baixo e ser rasas, com uns 20 cm de altura. Divisórias internas removíveis, de plástico ou acrílico, são a opção mais prática para evitar que o conteúdo deslize e se misture.






Pezinhos de anjo. A sapateira é o nicho que demanda mais esforço por parte dos projetistas, que precisam considerar o tamanho e o estilo dos calçados para desenhar os compartimentos. Sandálias rasteirinhas cabem em vãos de 12 cm de altura, mas os sapatos de salto alto exigem 18 cm no mínimo.


“Antes de encomendar o projeto, faça um inventário dos modelos que pretende guardar”, ensina Sérgio. Mantenha as botas de cano longo de pé ou deitadas, recheadas de papel. “Assim o couro não racha e dura bem mais”, garante Sandra. Cada cabide na sua praia. Setorizar os cabideiros traz economia de espaço. Nichos para camisas precisam de 1,10 m de altura, enquanto calças e saias se contentam com 80 cm. Só os vestidos demandam vãos maiores, de cima a baixo. “Use cabides iguais, todos voltados para o mesmo lado. Assim é mais fácil encontrar o que procura”, aconselha Sandra. Importante: o varão superior tem de ser alcançado sem a necessidade de se equilibrar na ponta dos pés ou sobre um banquinho. Acessórios em exposição. Bijuterias, cintos e gravatas mais usados podem ficar fora dos armários, na face oposta à da porta – barras de inox com ganchos móveis, comuns em cozinhas, funcionam bem aqui. Para as bolsas, prefira cabideiros parafusados na parede. Segundo Sérgio, uma pequena prateleira para celular e carregador também auxilia na organização.




Em uma área tão compacta e com uma única entrada, é melhor que cada um ocupe um lado – ainda que a mulher roube um pedacinho do vizinho!


Nenhum comentário:

Postar um comentário