segunda-feira, setembro 23, 2013

Cozinhas Multicoloridas



Tons diferentes alegram o ambiente mais gostoso da casa. Aprenda a combiná-los e aposte em composições incríveis




PRATA + PRETO 
O destaque do projeto da arquiteta Fernanda Marques, de São Paulo (SP), para a Mostra Black 2013 foi a bancada de aço inox (Mekal). A peça foi desenhada pela profissional, que caprichou nas curvas e na funcionalidade do produto. A ideia de Fernanda era planejar um ambiente com espaço de sobra para se locomover e preparar as refeições com conforto. Para compor com o prata da bancada, ela optou por detalhes em preto. O teto é de madeira, para conferir total aconchego ao projeto, que soma 126 m². Os móveis são de madeira (Dell Anno) com detalhes de vidro na cor bronze.


Nada como um toque de cor para alegrar a vida e deixar a casa ainda mais charmosa. Tons diferentes – vibrantes ou sóbrios, tradicionais ou inusitados – são sempre bem-vindos. Para comprovar essa história, basta assistir a um dos filmes do cineasta espanhol Pedro Almodóvar. Ele sabe usá-los como ninguém. Suas produções enchem os olhos e nos dão uma agradável certeza: o exagero pode ser mais harmonioso do que se imagina. “Não tenha medo de ousar. Basta analisar o entorno e verificar se a paleta pretendida combina com a proposta do resto da casa”, afirma o designer de interiores Rogério Castro.


Acredite: é possível fazer combinações inusitadas e misturar cores que dificilmente estariam na mesma composição. Amarelo, por exemplo, vai bem com azul e até mesmo com o vermelho. O azul-turquesa, tom que está em alta na decoração, pode ser uma companhia incrível para o roxo. O mesmo acontece com o rosa e o anil. Opções não faltam – o importante é ter bom senso e saber equilibrar os matizes. “Quando escolher um tom vibrante para uma área considerada grande, reserve as outras cores para os detalhes”, alerta o profissional.


O mais importante – e divertido – é perceber que a cozinha deixou de ser aquele ambiente sóbrio e sem graça, com eletrodomésticos e azulejos brancos, uma prova de que o funcional pode ser também muito charmoso. As cerâmicas coloridas, heranças dos tempos da vovó, voltaram com tudo e inspiram arquitetos e decoradores mundo afora. Os desenhos foram transportados para pisos, paredes, armários e azulejos – para a sorte daqueles que não abrem mão de alegria para viver. Então, com qual cor vamos começar? Veja na seleção de projetos especiais – e coloridos – que a equipe de Casa & Construção preparou.








AMARELO + CHOCOLATE
A arquiteta Carla Felippe, de São Paulo (SP), ousou nesta cozinha de 13 m². Os armários (linha Mita, da Segatto) em amarelo roubam a cena no projeto – o acabamento foi feito com pintura espelhato Sunshine. O tampo e as prateleiras são de aço inox (Mekal). O papel de parede padrão couro na cor chocolate (Bon Giornno) complementa o espaço e contrasta com o piso branco (Portobello). “O resultado é um ambiente intenso e cheio de personalidade, que conquistou sofisticação apesar de o tom vibrante ser visto muitas vezes como despojado”, afirma a arquiteta. 


VERMELHO + TURQUESA
A cozinha de 6,10 m², planejada pela arquiteta Renata Bartolomeu, do escritório carioca In/Ex, mistura tons de vermelho e azul-turquesa. Essas cores aparecem novamente na sala, o que garante harmonia em todo o apartamento, localizado no bairro de Botafogo, RJ. Os ladrilhos hidráulicos com 20 x 20 cm (Barbacena, comprados na loja Argile) dão charme ao projeto e compõem um desenho que lembra uma renda. A funcionalidade fica por conta dos armários em peroba-mica (executados pela M3 Marcenaria). Uma porta de correr azul separa, em grande estilo, o ambiente e a sala de jantar.






BRANCO + MADEIRA + AZULEJOS COLORIDOS
O toque descontraído do ambiente foi dado com o painel de azulejos coloridos, instalados perto da bancada – as peças foram garimpadas pela própria moradora. Com 15 m², a cozinha projetada pela arquiteta Paula Magnani, de São Paulo (SP), é sóbria e ao mesmo tempo alegre. O branco dos armários e a madeira cabreúva do outro painel (Ornare) dão um ar mais sofisticado ao ambiente. O piso cinza (Solarium) fecha a composição de tons.





PRETO + VERDE
Os tons colorem a cozinha de 17 m², projetada também por Renata Bartolomeu, do escritório In/Ex. O destaque do projeto é a parede rente à pia, revestida com vidro verde e realçada pela iluminação embutida no móvel superior. “A cor era um desejo da cliente”, afirma a arquiteta. O preto usado nos armários (Marcenaria Morada) foi escolhido por combinar com a bancada de granito, que tem o mesmo tom. No piso, Renata aplicou ladrilhos hidráulicos (Barbacena, comprados na loja Argile). A graça fica por conta da parede branca revestida com fórmica – é possível escrever em sua superfície.





AZUL-TURQUESA + AMARELO + BRANCO
Cores não faltam ao projeto assinado pela arquiteta Luciana Tomas, de São Paulo (SP). A cozinha de 13 m² recebeu uma parede de azulejos com diferentes estampas e tons (Pavão). Para equilibrar, o piso de porcelanato é branco (Portinari). Outro toque de cor está no armário com portas azul-turquesa (Cinex). As bancadas, as cubas e o nicho para a adega foram executados em Corian® branco (aglomerado de pedras). “Por não se tratar de uma cozinha muito ampla, as cores foram distribuídas sempre com a preocupação de não deixar o local cansativo”, comenta a arquiteta.



ROXO + BRANCO
Para combinar com o estado de espírito jovem e contemporâneo dos moradores, a arquiteta Cinthia Garcia e a designer de interiores Andréia Karalkovas, de São Caetano do Sul (SP), preparam uma cozinha com diversos toques de cor. Os detalhes coloridos ficam por conta da parede revestida com pastilhas de vidro no tom uva (Cristal, cor k304, pastilhacor) e da bancada roxa (tom puxado para o rosa) de Silestone®. Os armários de MDF e o quadro da entrada, feito com azulejos nos mesmos tons dos componentes do espaço, complementam o cenário.



VERDE + ROSA
Pensado para um jovem casal, o apartamento de 32 m² tem uma cozinha repleta de cores e detalhes charmosos, a começar pela parede revestida com madeira pintada de verde. Os armários têm detalhes de fórmica verde e rosa, que alegram o espaço. Outro destaque é o papel de parede com estampa de flores (situado na entrada) e a mini-horta vertical, que soma pouco mais de 8 m² de superfície – ervas e hortaliças são usadas para temperar os alimentos. Projeto da arquiteta Andréia Carla Médice, de Santo André (SP).


LARANJA + PRETO + BRANCO
Planejada pelos arquitetos Gabriel Magalhães e Luiz Cláudio Souza, de Salvador (BA), a cozinha se destaca pelas paredes revestidas com pastilhas de vidro na cor laranja (Colormix). Para contrastar, o piso e o rodapé receberam granito preto são gabriel. A bancada de marmoglass e os armários de MDF com portas de vidro (Florense) são brancos – o tom neutro deixa o ambiente mais leve. O painel e a mesa de refeição foram executados com madeira teca. Fitas de LED foram instaladas nos móveis suspensos e destacam ainda mais os tons escolhidos para o espaço.

Nenhum comentário:

Postar um comentário