sábado, setembro 21, 2013

Luxo e elegância com vista para São Paulo


Denise Barretto espalha arte por morada no Itaim


Quando contratou a arquiteta Denise Barretto para reformar seu apartamento no Itaim Bibi, em São Paulo, o casal de proprietários tinha duas demandas principais: primeiro, que a área social fosse bem generosa, já que os dois recebem com frequência. Além disso, os moradores, ambos empresários, desejavam uma decoração com cores suaves, traços contemporâneos, mas uma composição atemporal.

O espaço de convivência compõe-se de um grande living, integrado a uma sala de lareira menor, além de uma sala de jantar. Para alcançar o tal visual atemporal, o décor prima pelos tons neutros, com a abundância de cinzas, crus e beges. 

A sofisticação é garantida pela escolha de priorizar os materiais nobres, como mármores e veludos. Quebrando a uniformidade do esquema cromático, obras de arte pontuam o espaço. Os exemplos mais marcantes estão na escultura de aço corten de José Bechara, no vão da escada; nas duas telas coloridas de Aldo Bonadei, na sala de estar, e em duas peças de José Bento Franco Chaves que se encontram em um dos cantos da mesma sala – uma árvore e uma coluna, ambas de madeira.




O design assinado também tem lugar de destaque no projeto de Denise. Os sofás curvilíneos do living, de Vladimir Kagan, dialogam com a estética da escada, que também desenha curvas no espaço. No mesmo ambiente, as poltronas são da Giorgetti. Já a mesa da sala de jantar tem desenho da própria arquiteta, sendo composta de cobre, cristal e madeira. Além dela, compõem o ambiente cadeiras da Etel e coleções de muranos. Um elemento que mostra a atenção ao detalhe na execução do projeto é a presença de um padrão de mosaico em parte do mármore que reveste o piso da área social. Pela essência artesanal, demorou quatro meses para ser finalizado.

No andar de cima, outro ambiente chama a atenção: é um jardim de inverno com uma vista que só uma cobertura em São Paulo poderia proporcionar. Com grandes vidros e caixilhos arredondados, ele une o habitante da sala ao espetáculo do exterior. Não por menos, é um espaço pelo qual os proprietários têm um carinho especial. No todo, uma sofisticada combinação de arte e design sobre um pano de fundo de elegância sóbria.





















fonte: Casa Vogue

Nenhum comentário:

Postar um comentário